.comment-link {margin-left:.6em;}

2 de setembro de 2006

 

Testando a criatividade de meus leitores


Teste legal pra vocês fazerem. Se chama Bateria de Guilford. Vocês tem 5 minutos pra cumprir cada etapa, não vale roubar. Só não se esqueçam de me mandar o resultado na minha caixa de comentários. Ainda não tive tempo de fazer o teste com calma, logo faço e comparo com o de vocês.


Etapa 1 - Fluidez Verbal

Pega papel e caneta e escreva o máximo de palavras que você encontrar que termine com o sufixo ÔNICO. 5 minutos.
Terminado o tempo, você deve escrever o máximo de palavras que tenham a letra Z. Não precisa começar com Z. 5 minutos



Etapa 2 - Fluidez de idéias

Para medir sua capacidade de observar objetos "com outros olhos". Vou dizer um objeto qualquer e você tem 5 minutos pra anotar num papel o maior número de usos que você pode dar a tal objeto. Não precisa ser um uso coerente, por exemplo, se eu escolho como objeto um liquidificador, você pode escolher usá-lo como uma arma de longa distância, já que você pode muito bem arremessar um liquidificador contra um agressor.

O objeto que eu escolho é: Um violão





Etapa 3 - Facilidade de associação

Dois testes em um. Você tem 5 minutos pra cada.

Primeiro:
Encontrar o máximo de sinônimos pras palavras que eu vou citar abaixo:

Anatomia
Mentir
Criatividade
Revista
Desmontável.


Segundo:
Buscar adjetivos que se encaixem pra completar a frase abaixo:

Uma gazela é tão________quanto um carro.




Etapa 4 - Fluidez de expressão.

5 minutis para que tente criar frases de quatro palavras que comecem com as letras propostas abaixo. Por exemplo, se eu proponho as letras D R E T, valeria criar uma frase como "Doutor Roberto Esteve Transando" ou "Depois Radamés Entrou Tocando"

Letras propostas: G C D R





Etapa 5 - Sensibilidade aos problemas


Vou citar um objeto qualquer e você tem 5 minutos pra fazer o máximo de perguntas criativas, inteligentes, interessantes e pouco comuns sobre tal objeto. Por exemplo, se eu cito um telefone, você poderia perguntar "Por que os números telefônicos costumam ter 7 dígitos?"

Objeto proposto: Uma bicicleta





Etapa 6 - Flexibilidade espontânea


Pega todos os usos que você encontrou para o violão na etapa 2. Agora você tem 5 minutos pra reunir esses usos em diferentes grupos. Por exemplo: Usos que só podem ser feitos em dias de chuva, usos que só podem ser feitos em locais fechados, usos que só podem ser feitos em casos de emergência ...



Etapa 7 - Originalidade.

Duas fases. 5 minutos pra cada uma.

Primeira:
Mostra os usos que você deu ao violão da etapa 2 para quem está mais perto de você e peça para que a pessoa escolha um desses usos.
Agora você tem que inventar um título pra isso, como se fosse um filme. Por exemplo, no caso de você ter escolhido usar o violão como raquete de tênis, você poderia escolher um título como "João Gilberto em Roland Garros"

Segunda:
Faça o mesmo com as suas respostas da etapa 4. Peça pra alguém que esteja perto de você escolha uma das respostas e crie um título pra ela. Por exemplo, no caso da frase que eu havia criado "Doutor Roberto esteve transando" eu poderia escolher um título como "Sexo na UTI"




***

Pronto, só não se esqueçam de me passar as respostas de vocês. Basta dizer quantas palavras você encontrou, ou quantas frases criou, não precisa digitar as frases ou palavras na minha caixa de comentários. Se alguém responder eu publico as respostas de um publicitário espanhol bem criativo para que possamos comparar. Vou ver se faço o teste também e comparo com o de vocês.

Atualizando: O resultado do teste do publicitário está na minha caixa de comentários desse post para que vocês possam comparar com o desempenho de vocês:

Atualizando2: Eu farei o teste, mas, pedi pra Marília alterar algumas coisas, já que eu tive mais tempo de pensar em respostas pra essas questões do que vocês enquanto escrevia o texto:

Atualizando 3: Publicarei o resultado do meu teste aqui na íntegra sem medo de parecer embotado. O tanto que eu já escrevi nesse blog já me faz bastante seguro da minha capacidade de criar coisas.

Atualizando 4: Não joguem fora o papel onde vocês anotaram as respostas. Seria legal depois eu publicar na íntegra todas as respostas dos leitores que fizeram o teste, não é!?

***

Curiosidades sobre a criatividade.

Segundo alguns especialistas, nosso cérebro, possui uma propriedade chamada inibição latente, uma espécie de defesa para que não acabemos soterrados pelo chuva de informações que recebemos cada momento através de nossos cinco sentidos.
Se trata de uma faculdade que desenvolvemos com o tempo, quando graças à experiência, a mente aprende a diferenciar que informações são necessárias e importantes e quais são banais.
Pessoas criativas tem a inibição latente pouco desenvolvida. Uma mente normal descarta um dado banal assim que o recebe, enquanto uma mente criativa fica dando voltas, estuda tal dado e o arquiva à espera de encontrar uma possível utilidade. Podemos dizer que a inibição latente é inversamente proporcional ao grau de criatividade de uma pessoa. Ou seja, o contrário de criativo é objetivo.

Pessoas criativas são mais propensas a adquirir esquizofrenia. Tudo por culpa da falta de inibição latente. A mente dessas pessoas não consegue conter o excesso de informações armazenadas e isso pode gerar transtornos cerebrais.

O cérebro de Einstein carecia de um vão que cruza o lóbulo parietal inferior. Isso fazia com que seus neurônios se comunicassem com mais facilidade



Anedotas, métodos, manias utilizadas por algumas pessoas criativas para inspirar-se

Beethoven -
Mergulhar a cabeça num balde com agua gelada (provável causa de sua surdez)

Garcia Marquez -
Estar rodeado de flores e mulheres

Jorge Luis Borges -
Cochilar numa banheira de água quente e escrever as idéias surgidas durante o sono. Em uma ocasião lhe despertam para anuncair que Argentina havia sido campeã da copa de 78 e ele deu um salto da banheira dizendo " Mas, eu nunca quis vencer Erasmo de Roterdan"

Isabel Allende -
Colocar livros de Pablo Neruda embaixo da mesa onde está escrevendo.

Goethe -
Tapar os ouvidos com algodão porque o baulho da pena contra o papel lhe desconcentrava. (Eu tenho manias parecidas)

Wagner -
Enquanto cochilava às margens de um lago, sonhou com uma ninfa que assobiava um acorde em mi bemol maior que se repetia com diversar variações. Despertou subitamente e compôs a introdução de "O ouro de rin"

Arhur Rimbaud -
Não tomava banho nunca quando estava concentrado na criação de algum poema. Só escrevia pelado para que a inspiação entrasse por todos seus poros.




Fonte: Revista Quo

Comments:
grá, se vc for fazer essa bagaça, não pode fazer com as mesmas palavras que sugeriu aí em cima. por voce ter criado o teste e ter deixado aí no blog de molho durante horas sua cabeça já teve tempo de matutar pelo menos algumas besteiras boas de se por aí e é desvantagem pra nós, orelhas secas, que perdemos nossa manhã de sábado na frente do computador fazendo essas coisinhas. Quem inventou essa djamba? publique as respostas do rapaz lá e depois eu digo as minhas...
 
1) 7 palavras terminadas em ônico
19 com a letra Z

2) 17

3) 5 sinonimos hehehe
16 adjetivos

4) 12 frases

5) 4

6) 5 grupos

7) 3 frases
E ai qual a resposta do meu teste?! :P
 
Vinicius e Marília:

Quem inventou a Djamba acho que foi o tal de Guilford, sei lá.
O teste não tem resposta, ou seja, não há uma média a ser alcançada, tudo o que podemos fazer é comparar o seu desempenho com o de outras pessoas. Vou colocar abaixo o resultado do teste do publicitário espanhol, famoso por sua criatividade:

Etapa 1
16 palavras com ônico
53 palavras com Z

Etapa 2
17 utilidades encontradas para um óculos. (Entre elas: Para não ver, caso você veja bem.)

Etapa 3
10 sinônimos
10 adjetivos (Lembrando que devem ser adjetivos coerentes)

Etapa 4
17 frases

Etapa 5
13 perguntas

Etapa 6
3 grupos

Etapa 7
1 título no primeiro teste
1 título no segundo teste
 
beleza, eu faço e mando pra vc, ok? vou só enrolar um pouquinho com as coisas da minha vida e depois envio aqui mesmo.
vamos lá...

1) 12 em ônico
15 com z
2) 22 pro violão
3) 16 sinonimos
12 comparações gazélicas
4) 12
5) 20
6) 6 usos
7) um... acho que fiz errado essa, fiz 20 titulos pro 1o e 21 pro 2o. Mas whatever, não tem resultado mesmo, né?

sobre a comunidade, eu saí porque estava limpando as comunidades gerais do orkut e tirando tudo que eu nao participava muito/acessava com pouca frequencia. Deletei umas 40, nem foi só a do cara de milho nao...
 
Eu não achei esse publicitário tão criativo... Eu até superei ele em alguns testes. E olhe que eu tenho criatividade 0!
O extraodinário numero de palavras com Z, tem explicação... A lingua espanhola usa muito o Z. Até milho se escreve com Z. auahuahuah! :D
 
Caralho, ando sem criatividade ultimamente... sabe como eu queimo minha inibição latente?
 
Então... faz assim...

1) 5min - faça o máximo de palavras com ÉTICO. E letra X. 5min
2) 5min - usos para COPO
3) 5min - Sinonimos para Química, cantar, sofrimento, sapato, frescura. Adjetivos para completar: uma minhoca é tão _____ quanto um par de meias.
4) 5min - frases com FCBA
5) 5min - perguntas para ROUPÃO
6) Juntar os usos do copo em grupos
7) idem ao negocinho lá


Vai, ficou divertido :)
 
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker
    BlogBlogs
    Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.