.comment-link {margin-left:.6em;}

16 de novembro de 2009

 

Eu não gosto de você







Aproveitar minha falta de assunto pra tentar criar uma série sobre tipos de pessoas que eu não gosto. Na verdade eu não gosto de quase ninguém, mas tem gente que se destaca mais, e é sobre isso que quero falar. Por exemplo, hoje vou comentar sobre pessoas que acreditam em alienígenas.

Eu verdadeiramente não tenho mais paciência para ufologia. Assim como a religião, isso é uma doença típica de gente ignorante, mas que pode chegar a atacar até pessoas cultas em alguns casos.

O primeiro que me chama a atenção em relatos de pessoas que viram ETs é o fato de que esses seres levam RG próprio do seu planeta. Está lá escrito Sr. Extraterreste Almeida Carvalho, filho de Dona ETenéia Almeida dos Santos com Sr. Alienígena Borges Carvalho. Se não for assim, como que uma pessoa que se depara a uma criatura desconhecida tem a certeza que ela veio de outro planeta? Não pode ser um bicho deformado? Uma experiência genética? Um animal erroneamente taxado como extinto? Você é biólogo, por acaso pra conhecer toda a fauna da Terra? A mesma coisa acontece com as aparições de OVNIs, qualquer luz diferente no céu é um OVNI. Não é avião, nem balão, nem satélite, nem cometa ...o sujeito sabe de astronomia e aviação tanto quanto eu sei de alcaparras, mas afirma com toda autoridade que o que ele viu é uma nave pilotada por um alienigena. Todas as possibilidades mais cabíveis são descartadas pra dar veracidade ao relato, isso é uma constante em toda suposta experiência com UFOs.


Um exemplo claro do que eu falei acima é um conhecido blogueiro bastante inteligente, mas que tem esse fascinio irracional por ETs. Outro dia no blog dele o sujeito comentava de um caso exposto num jornal em que um homem foi dormir e acordou misteriosamente no topo de uma pequena montanha sem saber como foi parar ali. Obviamente, como tudo que tem uma explicação racional complicada, essa lacuna é preenchida com espíritos ou alienígenas, nesse caso ficou com a segunda opção. Pra galera UFO esse era um caso claro de abdução. Reparem que os ETs são uma espécie de João Kléber, eles abduzem o cara da casa dele e recolocam num topo de uma montanha só pra ver a reação do malaco quando acordar, é tipo uma pegadinha, em algum planeta distante está um João Kléber versão intergalática dando risadas da cara do pobre rapaz. Ou alguém vê alguma razão lógica para um ET te tirar de casa e voltar a colocar num lugar remoto alguns instantes depois?

Eis que alguns céticos tentaram utilizar a caixa de comentários do rapaz pra alertar sobre outras possiveis explicações para o fato. Sonambulismo, por exemplo. A resposta foi essa: "Realmente, depois da abdução, o sonambulismo é a hipótese mais plausível". Claro, a abdução não está nem entre as 200 melhores hipóteses, eu poderia plantear que um elefante veio nadando da África até o Brasil, foi andando inadvertidamente até a casa do suposto abduzido, o agarrou com a tromba, colocou nas costas, subiu a pequena montanha, baixou o jeca ali e voltou pra África. E queiram ou não, essa hipótese é mais plausível que abdução do ET João Kléber já que ela possui várias evidências: a existência comprovada de elefantes que sabem nadar, vivem na África e agarram pessoas com a tromba, já as evidênicas a favor dos ETs são nulas.

Outro dia eu discutia com um amigo que queria me convencer que Barack Obama possuía um ET (de estimação provavelmente). Eu, gentilmente, com todo carinho, como se explicasse a uma velhinha ignorante pra caralho criada toda a vida em Itacarapapicetinga do Leste numa casa iluminada a querosene, contei sobre o número aproximado de planetas existentes e a distância entre eles, fiz um cálculo meio arbitrário entre esse número e a probabilidade de que vida surja em algum planeta só para termos uma idéia de quantos planetas aproximadamente são habitados por algum organismo por mais primitivo que seja, logo peguei esse número e fiz outro cálculo arbitrário para saber quantos desses planetas habitados possuiriam seres dotados de consciência, e o resultado foi 2 (e me pareceu otimista) sendo que um tinha que ser o nosso, senão não estaríamos discutindo aquilo.

Logo expliquei sobre a idade geológica da Terra que é de uns 4 bilhões de anos e que o homo sapiens sapiens está aqui há uns 100 000 anos, ou seja, um pequeno detalhe na história desse planeta e que ainda que os ETs escolhessem visitar a Terra podendo escolher entre outros 100 trilhões de planetas, eles poderiam ter aparecido aqui há dois bilhões de anos atrás e terem ido embora sem encontrar nada de interessante, já que a Terra por essa época era mais entediante que Cuiabá numa segunda-feira às 3 da tarde.

Pra terminar, falei que ainda que fossemos visitados por algum alien, ele nunca teria a forma descrita nos relatos de supostos avistamentos de ETs, onde vemos criaturas quase humanas com dois braços, duas pernas, dois olhos, um nariz, uma boca ... Expliquei que um ser que evoluiu em outro planeta, outro ambiente, outros elementos químicos, outros predadores e outras presas jamais evoluiria para a forma humana, que nós somos assim não porque papai do céus nos fez assim, e sim porque foi a melhor forma encontrada para a nossa sobrevivência através de todo um processo chamado seleção natural que ele deveria conhecer porque não era uma velhinha do sertão numa casa iluminada por querosene. Depois de todo meu gentil esforço, o qual imaginei que era bem vindo, eis que o iletrado me pergunta:

- Ok, agora vamos supor que tudo isso que você me falou é falso. O que temos então?

Nesse caso o que temos é um completo ignorante, praticamente um bovino. Temos a certeza de tempo perdido tentando explicar Teoria da Evolução a um rinoceronte. Deu a impressão que eu bebi demais e não reparei o momento em que trocaram meu interlocutor por um quadrúpede. Se para satisfazer a sua hipótese temos que ir em contra de toda a ciência conhecida, então ela é falsa. Toda a ciência do mundo não está errada só para você estar certo, aceite esse fato.

Essa foi minha última experiência frustante com um adorador de ETs, e a definitiva para incluir essa raça na minha lista. Gosta de Aliens? Cara de Milho te despreza.





**

Marcadores:


4 de novembro de 2009

 

4 anos sem tirar




Pouca gente sabe (na verdade, só eu sei), mas Cara de Milho completa hoje 4 anos no ar. Infelizmente não conservo a mesma detrminação dos primeiros meses, que me levava a postar até três posts num único dia, mas é que certas prioridades foram aparecendo no curso desses anos. Ainda assim, não houve um único dia que me arrependesse de ter criado El Hombre Maíz, mais ainda quando lembro das pessoas que conheci através dele.

Devido a certa crise criativa, isso é tudo que posso escrever hoje. Amo vocês, até aqueles evangélicos que entram no post do Tio Chico e me condenam ao fogo eterno. Amo, amo muito.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker