.comment-link {margin-left:.6em;}

14 de novembro de 2005

 

Psicotécnico



O teste do avião
autor: El hombre maíz


Imagina que você está em um avião com mais três tripulantes: A Lanny. o Zé pequeno e o Sasá Mutema.


De Sasá Mutema você deve se lembrar. É um velho bóia-fria, analfabeto, desmiolado, chato pra cacete e que ainda por cima acha que pode comer a Maitê Proença.

Zé Pequeno também já atingiu a categoria de celebridade nacional. É um dos maiores traficantes do Rio de janeiro, matador desde criancinha, malvadão mesmo, mata sorrindo.

A Lanny é uma menina que eu conheci ano passado. Joven, bonita, mó patricinha! Pertence a uma família de clase média alta do Paraná e está prestes a se formar em psicologia

De repente o avião começa a pegar fogo e restam poucos minutos pra se estatelar contra o chão. Em meio ao pânico você se dá conta de que só há UM pára-quedas. O que você faz?

(A) Dá o pára-quedas ao Zé Pequeno
(B) Dá o pára-quedas à Lanny
(C) Dá o pára-quedas ao Sasá Mutema

Esse é fácil. Foi só pra ver se você estava atento. Qualquer uma das altenativas acima está errada. Se só há UM pára-quedas, como é que você vai dar pra alguém?

O teste número dois é mais difícil. Você está com os mesmos tripulantes no mesmo avião que está pegando o mesmo fogo, só que agora você tem DOIS pára-quedas. Supondo que você foi aprovado no primeiro teste e já saiba que um deles é seu, pra quem você daria o outro?

(A) Para o Zé PEqueno
(B) Para a LAnny
(C) Para o Sasá Mutema

O objetivo desse teste é medir sua capacidade para planejar o futuro. Leve em conta que um acidente destas proporçoes é sempre notícia de primeia página, e, logo será chamado para dar entrevistas. Isso sem mencionar que será interrogado pela polícia sobre as causas do desastre.

Logo:

Se escolheu salvar o Zé Pequeno, fracasso total. Que merda que você tem na cabeça pra salvar esse animal? Quero ver agora você convencer às autoridades de que não é cúmplice desse psicopata depois de deixar uma jovem promissora e um idoso morrerem para salvar a pele de um assassino.

Se você escolheu a Lanny, tá errado também. Considere que a mídia sempre enche a bola da classe média alta. No final, ela ia ficar com a fma de heroína da história só pra ela. Ale´m do mais, ia aproveitar a repercussão do caso pra ficar famosinha, aí já viu: Ia ser chamada pra trabalhar em malhação, ia posar nua - essa derruba até avião, seria a manchete- abrir uma grife de cosmético, destaque de escola de samba, e, você lá no maior ostracismo morrendo de remorsos por saber que poderia ter evitado tudo aquilo

Se você escolheu salvar o Sasá Mutema a única conclusão que chego é que você só pode estar de sacanagem, não há outra.

Ou seja, a única resposta correta nesse caso é pular tú mesmo com os dois pára-quedas. Lembra que o teste falava de planejamento futuro? Pois isso. Há de considerar a hipótese de que nos futuros instantes um dos pára-quedas esteja com defeito

O teste número três, sim que é um dilema. Imagina a mesma situação anterior, só que agora você tem TRÊS pára-quedas, e, deve escolher quem você Não salva:

(A) O ZéPequeno
(B) A LAnny
(C) O Sasá Mutema

O objetivo desse teste visa analisar seu caráter, portanto:

Se você escolheu o Zé Pequeno, demonstra alto grau de racismo. Certamente tentará se defender alegando que o que influenciou sua escolha foram outros fatores nada relacionados com o tom da sua pele, como o fato de ele ser um estuprador, assassino, sanguinário sem a menor perspectiva de reabilitação, mas, pára pra pensar: não te parece muita coincidência que é sempre o preto que se fode? Aconselho refletir sobre o tema

Se você escolheu a Lanny, demonstra alto grau de machismo. Certamente tentará se defender alegando que o que realmente influenciou sua escolha foi o fato de que já está de saco cheio de psicólogas ou de esses riquinhos super sem graça que tem todas as oportunidades na vida de ser alguém e as acabam malgastando. se metem em drogas, queimam índios, têm um gosto musical deprimente em geral, escolhem proffissöes inúteis e ainda por cima tomam aviöes que se caem. Mas, peraê! Por que as mulheres têm sempre que dar o exemplo? Por que não podem elas também se tornarem seres desprezíveis? Aconselho evoluir. Os tempos são outros agora.

Se você escolheu o Sasá Mutema, não apresenta nenhum sinal de preconceito, apenas um elevado grau de insensibilidade e falta de compaixão com deficientes mentais.

Fica claro que a única maneira de provar que você tem escrúpulos seria saltar com os três pára-quedas. Dessa forma estaria mostrando que trata a todos os seres por igual, independente de raça, sexo ou idade. além do que, cá entre nós, pára-quedas nunca é demais, escreve o que estou te falando, esses bichos são danados pra dar defeito, melhor prevenir.

O teste número quatro é o nosso último. Ao contrário dos demás testes, não é múltipla escolha, e, apesar de parecer simples, é o que mas exige raciocínio. Você agora tem QUATRO pára-quedas e todos podem sobreviver. O que você faz?

O objetivo desse teste é analisar sua percepção da realidade. Assim que, se te passou pela cabeça saltar com Quatro pára-quedas, saiba que não há nada mais irreal do que pensar que terá tempo de experimentar quatro pára-quedas antes de se estabacar no chão.

Se decidiu distribuir os pára-quedas entre a tripulação e saltar com eles, também se enganou.

A única resposta que prova que você é uma pessoa perfeitamente sã e tem absoluto conhecimenro do mundo que o rodeia e da realidade que o envolve seria distribuir três pára-quedas entre a tripulação, guardar o seu e esperar que saltem. Ao cabo de uns segundos deve aproximar-se à janela e observar. Caso perceba que por uma incrível sorte todos pára-quedas falharam, pode saltar tranquilo sem ter nada a perder. Em caso contrário deveria voltar à sua poltrona, respirar fundo e relaxar, tudo isso vai acabar em uns poucos segundos. O mundo lá fora cheio de assassinos, patricinha, psicólogas e Sasás Mutemas....o que você quer fazer lá embaixo?

***
Ler todos os outros contos

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker