.comment-link {margin-left:.6em;}

6 de fevereiro de 2006

 

Palavras

Então esses dias estive pensando nas coisas que eu me meti, um monte de "ismos", por que será que as ideologias terminam com "ismo"? A desobediência civil é uma ideologia e ninguém chama de desobediência civilismo. Ecologia também soa melhor que ecologismo, talvez isso faça os seguidores dessas filosofias mais felizes, algo como EU NÃO SOU UM ISMO! Digo talvez porque eu já participei disso e não trouxe nenhum sentido à vida, admiro quem se contente com isso, as pessoas que encontraram uma causa pela qual morrer já têm meio caminho andado seja lá pra onde for, mas, comigo não foi assim, e olha que eu tentei. Experimentei comunismo, ecologia, anarquia e atualmente estou saindo de minha fase niilista que não está nada mal, mas já deu o que tinha que dar, a fila anda. Crente, católico, levemente macumbeiro e budista, nunca fui hindu e nem muçulmano, e Gandhi era hindu e muçulmano, mas, eu não fui nenhum dos dois e acho que não vou ser nunca, porque isso de experimentar de tudo só dá certo na teoria, eu não vou experimentar de tudo, entre as coisas que eu não vou experimentar estão o homossexualismo, a chuva dourada, chá de cogumelo, aulas de cerâmica, zoofilia, subir o Everest, nenhuma viagen à Índia buscando meu eu interior está nos meus planos, ainda que não descarte uma viagem à Índia por outros motivos, o tal do Santo Dai-me também não me chama a atenção, coisa de maluco, meu amigo tomou e disse que viu uma árvore conversar com ele, eu não tenho interesse em conversar com árvores porque eu acho que elas não têm muito o que dizer, se teu amigo sai pouco de casa você acha que ele não é interessante e armazena poucas aventuras e poucas histórias pra contar, chama logo de lerdão, já a árvore que fica ali paradona no mesmo lugar por anos e anos você acha que tem algo pra contar? Se a árvore fosse gente ia ser igual seu amigo lerdão, mas, eu não tenho nada contra gente lerdona e calada, tipo nerd, sabe, às vezes essas pessoas fazem coisas legais, Van Gogh por exemplo devia ser uma pessoa insuportável, hoje as pessoas pagam milhões por uma tela toda amarela com girassóis desenhados por ele, eu nem gosto dos girassóis, amarelo é feio, aliás a prova de que Van Gogh era gênio é que ele gostava de amarelo, acho que era a cor favorita dele, vocês conhecem alguém que goste de amarelo? pergunta pros seus amigos qual a cor favorita deles, as respostas certamente indicarão a supremacia do azul, seguido de verde, alguns inventarão de dizer "verde-azulado" e podemos contar com uma pequena parcela de amigos que gostam de preto, mas, amarelo ninguém diz, só Van Gogh, porque ele era gênio, logo, diferente dos demais, mas, isso é perigoso, nem todo mundo que é estranho é gênio e nem todo gênio é estranho. Eu sei que é dificil de aceitar isso, mas, é verdade, há pessoa geniais e sensatas, ainda que sempre imaginamos os gênios como louquinhos, mas, isso é preconceito, alguns são geniais por se adiantarem ao seu tempo, outros por resgatar o tempo passado no momento apropriado, e outros por representar o momento vigente de modo genial. É assim! Muitos só consideram gênios aqueles que se adiantam ao seu tempo, mas, se você conhecer uma pessoa assim você não vai gostar dela porque ela estará adiantada a você também, a não ser que você se considere gênio, mas, isso é outra história, voltando ao assunto: os gênios que se adiantam ao seu tempo só podem ser compreendidos no futuro, logo, se você acha que seu amigo é um gênio que está adiantado ao nosso tempo, isso não faz sentido, porque se fosse assim você não compreenderia ele também, só se você assume que não seja gênio, mas, considera-se um descobridor de gênios, acho dificil. Tipo, voltando a Van Gogh, você acha que se você estivesse vivo naquela época você seria admirador de sua pintura? Agora é fácil falar, tivemos mais de cem anos pra corrigir o erro, mas, naquela época tava tudo fresquinho ainda, ninguém tinha feito aquilo, hoje a arte de Van Gogh é até conservadora comparada com a atual, mas, naquela época ele era um transgressor e estava sozinho, por isso um de seus quadros foi encontrado tapando um buraco de um galinheiro, era um retrato de um amigo seu, e a esposa desse amigo odiava o quadro, achava feíssimo, e quando seu marido morreu ela precisava de um "tapa-galinheiro imundo" e usou um quadro que hoje em dia vale uma fortuna, mas, não podemos recriminar essa mulher porque você certamente faria igual, talvez hoje não por que já estamos um pouco vacinados, mas, naquela época você faria igual, hoje é muito fácil ser transgressor, é até normal, mas, naquela época Van Gogh transgrediu sozinho, agora pergunto: Se é fácil e completamente aceitável ser transgressor hoje em dia, qual é a transgressão nisso? Será que agora ser rebelde é ser careta? Tem uma charge da revista NEw Yorker onde a esposa de um pintor lhe pergunta: "Por que você tem que ser um inconformado como todo mundo?" Sentiram? Eu penso nisso às vezes, porque senão teremos que aceitar essas pessoas que dizem que o Axel Rose é rebelde e ele é igual meus amigos e eu nunca vi ninguém recriminá-lo em nada, mas, nem por isso estou disposto a aceitar a Família Lima como revolucionários, me poupe, deve haver um meio-termo, deve haver algo legal, eu digo isso porque é difícil encontrar algo legal, olha que eu tento, lembra que no começo eu tava falando das coisas em que eu me meti? Então, tava buscando algo legal pra me dedicar, mas, não achei nada. Não encontrei esse algo legal no espiritismo, na Igreja Maranata, na Cientologia, aliás, cientologia só o Tom Cruise mesmo pra achar legal, mas, se eu tivesse comido a Nikole Kidman eu ia achar qualquer porcaria legal também, mas, voltando ao assunto, niilismo não é legal também, mas, diverte bastante, comunismo morreu e esqueceram de enterrar, mas eu acho o Fidel Castro legal, esse sim é um cara que eu queria beter um papo, tomar umas cervejas, gente fina ele, mas, acho que é hora de inventar uma nova esquerda, uma ideologia nova, daí eu vou experimentar com certeza, só pra ver se é legal. O greenpeace é chato também, e digo isso porque estive dois anos lá, tem gente que gosta, vi gente que acreditava naquilo tudo e estudava e tal, mas, eu não suporto biologia, queria ir pra parte da ação, queria salvar baleias e me amarrar a uma árvore, só pra encher o saco mesmo, nenhuma árvore merece esse risco de um lenhador mal-encarado cortar árvore e você com uma moto-serra. Mas, lá no greenpeace diziam que primeiro eu tinha que estudar, depois salvar baleias, e eu não tinha saco pra ler sobre transgênicos, camada de ozônio, reciclagem e tudo isso, parecia que eu tava na escola e quando eu tava na escola eu odiava biologia, acho que já falei isso, mas, no fim das contas o greenpeace valeu a pena, hoje eu reciclo lixo, não uso aerosol, bem, eu uso aerosol só um pouquinho, não tenho culpa, mas, quando eu faço um desenho usando carvão sobre o papel a única maneira de fixar o carvão no papel é espirrando laquê, assim que a mãe natureza pode perdoar um pouquinho de nada de aerosol em nome da arte, outra coisa que valeu a pena no greenpeace foi que eu apareci na televisão, eu nem vi o programa, o LEandro viu e me contou que eu apareci numa manifestção contra os transgênicos no Carrefour do Leblon, esse dia foi legal, quase apanhamos da polícia e dos seguranças, mas, saimos ilesos, mas o que eu queria mesmo dizer é que o fato de algo ter valido um pouco a pena não quer dizer que foi exatamente legal, porque eu já disse que de momento eu não encontrei nada legal, quando encontrar eu conto pra vocês.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker