.comment-link {margin-left:.6em;}

4 de maio de 2006

 

Explicando a piada (II)


Continuando o post que eu comecei uns dias atrás onde fazia uma análise do humor e de sua falta.
Dessa vez vou enfocar os seis tipos de humor abordados numa matéria da revista espanhola Quo e acrescentarei alguns detalhes e correções a meu gosto.
Antes de mais nada, esclareço que esses tais tipos de humor nada têm a ver com a classificação que escolhemos no nosso perfil do orkut onde podemos eleger entre:

Seco/ sarcástico
Misterioso
Pateta/Palhaço
Extrovertido/ Extravagante
Rude
Inteligente/ sagaz
Simpático

Acho essa classificação extremamente absurda. Desconheço o que seja humor misterioso e simpático, e não sei que diferença pode haver entre rude e seco ou entre pateta e extravagante. Necessitaria uns exemplos pra me esclarecer melhor.
A classificação que me parece mais justa seria a que vou apresentar, ainda que não podemos falar de uma classificação oficial.

Humor surrealista (ou humor branco)
Humor negro
Humor irônico
Humor sarcástico
Humor farsa
Humor erótico

Essa é a classificação apresentada na matéria em que me baseio pra escrever esse texto, e , eu me arriscaria a incluir também duas categorias mais: O anti-humor e o humor sujo, que na revista aparece como uma variante do humor negro, mas, eu acho bem diferente e já explicarei o porquê.

Volto a repetir: não é uma classificação oficial, até porque foi criada por neurologistas e psiquiatras, acredito que nenhum humorista foi consultado na elaboração dessa lista, e isso explicaria o o porquê de haver certas falhas, mas, ainda assim acredito que fazer esse tipo de divisões é bastante útil pra acabar com certos equívocos que apontarei ao largo da matéria e certas injustiças do tipo “fulano não é comediante porque não faz dar gargalhadas” ou “o humor de ciclano é ultrapassado”.

Minha idéia é justamente apresentar a vocês a intenção de cada tipo de humor e esclarecer o que vocês podem esperar de cada um deles. É uma excelente forma de não se meter mais em nenhuma furada, já que dizem que se já sabemos o que nos espera não há forma de nos desapontar. Tudo o que vocês têm que fazer é verificar que tipo de humor melhor se adapta ao seu jeito de ser, sem deixar de ao menos tentar compreender o porquê da existência de outras formas de rir, não esquecendo também que há uma diferença enorme entre um mau humorista e um mau tipo de humor. Eu, por exemplo, tenho o humor surrealista como meu favorito e não me encaixo muito com o humor negro e nem com o humor sujo, mas, entre um bom humorista negro e um humorista surrealista ruim, fico com o primeiro.
Mas, chega de enrolação, vamos a eles:

Humor surrealista (ou humor branco):

Não coloco como primeiro por ser meu favorito, o que eu quero é acabar de vez com essa história de que o humor é sempre crítico ou que o riso surge do preconceito. O humor destrutivo existe, e é apenas um entre tantos outros tipos, mas, é completamente viável fazer rir sem ofensas e sem escolher vítimas. O humor surrealista é um exemplo, justamente por isso é chamado de humor branco, porque é o mais inocente, o extremo oposto do humor negro.

Essa classificação, assim como praticamente todas as outras que apresentarei está baseada no objetivo de determinado humor, e não em seus elementos ou personagens. Ou seja, não é porque Salvador Dalí está na minha piada que se trata de humor surrealista, e tampouco o fato de haver uma tragédia em outra piada seria o bastante pra qualificá-la de humor negro. Ao terminar de escutar uma piada, você se deve perguntar: “Por que eu ri?” Aí descobrirá que existem várias formas de riso, uma para cada tipo de humor. No caso do humor surrealista, ao fazer essa pergunta a resposta seria algo: “Por que não tem nada a ver” “Por que isso é impossível”, “Por que isso não existe”.
Entendem? A graça está no fato que aquilo que o comediante acabou de dizer não faz o menor sentido. Você ri da capacidade do comediante de criar algo completamente ilógico. Prestem bem a atenção nessas palavras em negrito e verão que volto a bater na mesma tecla: Para rir e para fazer rir tem que ser criativo.
No caso do surrealismo, tem que soltar a cabeça do mundo real e ficar dando voltas no imaginário. Por exemplo, se eu conto uma velha piadinha surrealista:

O que é um ponto amarelo em cima de um prédio?
Resposta: Um fandangos suicida.

Esqueçam que vocês já devem ter ouvido essa piada milhares de vezes, esqueçam que depois surgiram várias outras versões dessa piada (O que é um pontinho vermelho na grama? Uma formiga de batom! O que é um pontinho brilhante na grama? Uma formiga de aparelho! O que é uma vírgula na grama? Uma formiga de nike!) e a coisa ficou cansativa. Eu quero apenas fazer uma análise.
Vocês não podem se prender apenas ao fato citado, tem que viajar sem medo de pensar besteira. O enunciado e a resposta já foram dados, mas, você tem que se desprender disso e imaginar a cena. Eu, por exemplo, imagino um fandanguinhos todo triste saindo de um pacote amassado no chão do terraço de um prédio, seus amigos também fandangos pedindo pra que volte, um cordão de isolamento na rua com o policial dialogando com um megafone, outro consolando sua esposa fandanga, e uma multidão na rua vendo um ponto amarelo em cima de um prédio sem saber do que se trata e fazendo aquela cara de “Que porra é essa?” quando descobrem que aquilo é um fandangos, aquilo não só tem vida como pensa em acabar com ela ..enfim, eu viajo mesmo, por isso que eu gosto de surrealismo.
Aliás, saber seu tipo de humor preferido e o das pessoas ao seu redor é ótimo para relacionar-se. Eu, como sei que tenho um parafuso frouxo, evito pessoas sensatas que só sabem atazanar minha vida, por isso, assim que conheço alguém costumo notar sua reação ao se deparar com humor surrealista. Em geral a resposta é sempre a mesma ao ouvir uma piada desse nível: “Nada a ver!”, mas, há diferenças:

Um “Nada a ver” seguido de uma cara de adolescente entediado já me acende o alerta de que não poderei me mostrar por inteiro para essa pessoa.
Um “Nada a ver!” Seguido de umas risadas já sei que ganhei um amigo pra toda a vida.
Ou seja, gostando ou odiando, surrealismo vai sempre jogar com o irreal, cabe a você decidir se isso é bom ou ruim.
Caso seu tipo de humor preferido seja esse, está de parabéns, segundo especialistas (mas, eu não acredito neles) esse é o tipo de humor mais saudável e indica que você é dotado para a fantasia e o sem sentido. Segundo Freud, pessoas que riem de piadas surrealistas costumam ser ou estarem sérias quando tudo o que acontece ao seu redor está dentro do padrão, porém, quando a realidade sofre uma mudança inesperada, esse contraste provoca o riso. São pessoas que se sentem atraídas pela incongruência que está sempre na conclusão inesperada de uma coisa de um modo que não lhe corresponde.


Mais exemplos de humor surrealista:
Deus
O urso
Meditação
Boxeador
O gato

Onde encontrar humor surrealista:
Como já disse, a classificação não se prende aos personagens, logo, humor surrealista não se limita a piadas de pontinhos na grama ou no telhado de um prédio.

No cinema eu recomendaria todos os filmes de comédia non-sense que vocês conhecem, como:

Corra que a polícia vem aí
Top Gung, ases muito loucos
A repossuída
Em busca do Santo Grail
Todo mundo em panico
Apertem os cintos, o piloto sumiu
S.O.S Tem um louco no espaço

Na televisão, eu destacaria apenas o Casseta e Planeta, que tem ALGO de surrealismo. A antiga TV Pirata também enfocava esse tipo de humor de vez em quando, mas, no geral, humorismo na TV é quase sempre o humor FARSA que já será comentado, não só na TV brasileira como na de todo o mundo. É o humor próprio para esse aparelho.

No meio musical encontramos às vezes também um pouco de humor surrealista. A música Uma Arlinda mulher dos Mamonas Assassinas, ou a paródia dos Racionais Mc,s Jesus Negão, que eu cheguei já a recomendar aqui são um exemplo.

Nos jornais a coisa fica mais difícil, eu vejo o mundo dos cartunistas brasileiros geralmente dominado pelo humor sarcástico, basta ver os cartunistas mais famosos: Henfil, Jaguar, Miguel Paiva, Verissimo, Ziraldo, Allan Sieber, Adão, Angeli, Laerte, todos fazem sarcasmo, que explicarei em breve, mas, queria chamar atenção especial pra uns quantos que optaram por surrealismo e fazem muito bem:

Entre os brasileiros:
Os cartunistas Ota e Pupuca, ambos da revista Mad


Entre os estrangeiros:
Sérgio Aragonés , que também trabalha na revista Mad, Gary LArson, criador do "The far side", e incluiria também Cheston que vem sendo apontado por muitos cartunistas.

Se buscam alguma revista de humor surrealista, eu indicaria a Mad, óbvio.
Já se buscam alguma página web para navegar eu já não saberia nenhuma, nem mesmo o Cara de Milho pode ser considerado humor surrealista, no máximo, forçando muito a barra eu incluiria a seção coisas bonitas que eu desenho no paint como humor surrealista, e só.
Bem, outra vez o post ficou muito grande e eu estou tão cansado de escrever como vocês de ler, termino essa série aos poucos, aguardem.

Marcadores:


Comments:
Concluindo Cara de Milho, precisa ser muito sem noção pra gostar de humor surrealista!!! bom ja me classifiquei!!!Adoro rir de idiotices!!! beijus
 
Bete:
PEra que ainda vou mostrar os outros tipos. São legais também.
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker