.comment-link {margin-left:.6em;}

21 de agosto de 2006

 

Cortados possíveis


Quando eu morava no Brasil, só existiam dois tipos de café: preto ou com leite. Variava um pouco o nome, de acordo com a região, o café com leite pode ser chamado de média ou pingado, mas, não saía muito disso.
Quando vim morar na Espanha me deparei com uma classe nova: el cortado. É nada menos do que vocês podem ver nessa foto: café e leite, porém, um café muito pequeno pra ser considerado café com leite (geralmente servido em xícaras maiores) e que não pode ser considerado café preto porque leva leite. O cortado original leva 75% da xícara com café e os 25% restantes são de leite, daí a a suposta origem do nome cortado: o leite é só pra cortar o gosto forte do café, suavizar. Ainda me lembro da primeira vez que me pediram um cortado e eu servi um café com leite e ainda quis discutir com o cliente que aquilo era a mesma coisa.
Enfim, não sou o primeiro garçon a ter problemas com esse tipo de café, muito já foi escrito aqui na Espanha sobre a capacidade dos clientes de restaurantes em complicar algo que cabe num recipiente de 50ml e que você beberá de um gole só. Fora o fato de que o café da Espanha é bem ruinzinho (bebo chá desde que vim morar aqui), mas, isso é outra história.
Todo cronista espanhol que um dia trabalhou de garçon já deve ter escrito sobre isso, por isso quero ser mais específico. Cansado de ser surpreendido pela imaginação de meus cliente pra encontrar variações pra um cortado, resolvi colocar tudo num papel e descobrir o número exato de cortados possíveis matematicamente. Todas as maneiras que existem de misturar café, leite e açúcar.Porque a coisa não é assim de o carinha chegar lá e pedir um cortado e você colocar muito café com um pouco de leite numa xícara pequena. Nada disso! O cliente não quer um cortado standar. O cliente quer se mostrar criativo, então, depois da sobremesa, quando você se aproxima da mesa pra tomar nota dos cafés, prepare bloquinho e papel porque vai começar a tortura:

Etapa 1 - Café normal, descafeínado de máquina ou descafeínado de envelope? (Três possibilidades)
Sim, são onze da noite e o cara acaba se empanturrar de comida que não consegue nem andar, bebeu coca-cola a dar com pau e acha que são os 50 ml de café vão atrapalhar seu sono. Ainda se acha na direito de diferenciar o descafeínado da cafeteira do descafeínado que vem em envelopes individuais.

Etapa 2 - Mais café do que leite, mais leite do que café, ou metade-metade? (Três possibilidades)
Não sou eu que estou entrando em contradição. Acabei de explicar que o cortado sempre leva mais café do que leite, mas, nada impede que o sujeito peça o seu cortado com pouco café. Já disse, ele quer ser criativo.

Etapa 3 - Açúcar, adoçante ou Açúcar mascavo? (Três possibilidades)
Na verdade, o açúcar é um caso sério. Coloquei o açúcar mascavo à contra-gosto, já que onde trabalho só temos açúcar e adoçante, mas, é muito normal encontrar açúcar mascavo por aqui em qualquer barzinho, e acreditem, muita gente pede. Ignorei os pedidos mais absurdos como mel, açúcar em cristal, torrão de açúcar e afins. O leite condensado ficou de fora também, porque daí não se trata mais de um cortado, e sim, de um café-bombom.

Etapa 4 - Leite frio, quente, ou morno? (Três possibilidades)
Como eu disse, o leite ocupa só 25% do recipiente de 50ml, ou seja, para meus clientes é muito importante escolher a temperatura de12,5ml de leite.

Etapa 5 - Um envelope de açúcar ou dois? (Duas possibilidades)
Ignorando que me peçam três, mas, sei que um dia pedirão.

Etapa 6 - Com gelo ou sem gelo? (Duas possibilidades)
Aqui é muito normal tomar café com gelo. Então, há que levar além da xícara, um copo com gelo separado. No caso do café puro, às vezes pedem com gelo e limão, mas, estou ignorando o limão no caso do cortado. Estou ignorando também que me peçam gelo picado, porque minha paciência tem limite.

Etapa 7 - Leite integral, desnatado ou semi-desnatado? (Três possibilidades)
Obrigado Parmalat e afins por complicar minha vida. Que tal inventar um tipo mais de leite? Só três? Muito pouco! Que tal Desnatadíssimo ou duplo-integral? Que tal 75% desnatado?

Etapa 8 - Leite diretamente na xícara ou num recipiente separado? (Duas possibilidades)
Acreditem. Eles pedem assim.

Pronto. Todas as estapas cumpridas. Lembrando que estou ignorando pedidos absurdos que podem acontecer. Ignoro também qualquer igrediente diferente de café, leite e açúcar. Se o cliente pede que o café leve um pouco de licor ou de conhaque, passa a ser um carajillo, ou um trifásico, não um cortado. Meu chefe comentou que alguém pode querer escolher também a origem do café (brasileiro, colombiano, etíope..) e é verdade, mas, só numa cafeteria especializada mesmo. Onde trabalho todos sabem que temos Nescafé e ponto final.
Vamos ao cálculo? Matemática básica, basta multiplicar todas as possibilidades de cada etapa e veremos quantos cortados são possíveis salvo exceções:

3 x 3 x 3 x 3 x 2 x 2 x 3 x 2 = 1944

Isso mesmo: 1944 maneiras de pedir um cortado. Lembra até o slogan do Neston "Existem mil maneiras de prepara Neston, invente uma". E daí? Mil maneiras de preparar Neston? Pois, o cortado ganha do Neston com quase o dobro de pontos de vantagem. Você pode argumentar que nem todas as combinações são possíveis, como se o cliente pedirá gelo na etapa 6, não tem sentido escolher a temperatura do leite na etapa 4, mas, engano seu. Hoje mesmo, nesses exato dia que escrevo esse texto uma mesa me pediu três cortados com leite morno e gelo, ou seja, se um dia pretende vir pra Espanha ganhar a vida como garçon prepare-se para anotar pedidos como:

Um cortado descafeínado de máquina, com pouco café, leite desnatado frio num recipiente separado, com um copo com gelo e dois envelopes de adoçante.

Viu como é divertido trabalhar de garçon?

Atualizando: Faltou considerar a hipótese do cliente querer escolher na etapa 6 o número de cubos de gelo (costuma variar de 1 a 3). Faltou também a hipótese de na etapa número 3 o cliente pedir simplesmente sem açúcar e sem nada pra adoçar. Ou seja, só deu pra fazer uma aproximação mesmo, as possibilidades na verdade são infinitas.

Comments:
Leite de vaca, de búfala, de soja, de jumenta, ou o melhor de todos, leite de cabra?
Difícil deve ser garçon de uma cafeteria por ai. auahua
 
Gente!!!
Café eh café!!!!Pra q complicar 50ml de um troço amargo!!!!
Mas a idea do leite de Cabra ateh q Foi Boa!!!
 
hauahua mto bom

esqueceu do leite de coala
 
Odeeeeeeeeio Café.
Desculpe Cara de Milho, estou tão sem tempo de lê-lo. Me senti bem desatualizada agora. Darei um jeito nisso, e lê-lo-ei! (<- inventei!)

Até mais.
 
hmm
Na argentina existe o cafe puro, o cortado, que é café com um 'pouquinho' de leite, e a lágrima, que é o oposto do cortado, leite com um 'pouquinho' de café...
 
Não seria um caso clássico de se poder usar fatoriais? do tipo 3!x 4!x 3! aí sim, o número de possibilidades deve aumentar loucamente... ah.. eu sempre quis poder usar fatoriais...
 
auhauaha! Só seriam fatoriais se a ordem em que se colocam os componentes também fossem outras possibilidades.
 
Não sei fazer cálculos com fatoriais. Esqueci legal, nem lembrava que existia isso.
Ah--hoje uma senhora disse que queria seu cortado em copo, nada de xícara. Esqueci de considerar essa probabilidade.
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker