.comment-link {margin-left:.6em;}

14 de fevereiro de 2007

 

Cara de Milho por um mundo melhor






Atendendo ao pedido da Yasmin, que pediu soluções para o desmatamento.


Bem, antes de mais nada devo alertar que o pedido foge do objetivo dessa seção do blog, já que ela é destinada a solucionar problemas do mundo. E eu pergunto a vocês leitores: Desde quando desmatamento é problema?

No filme Cronicamente Inviável, o diretor Sergio Bianchi nos lembra uma teoria de Montesquieu que dizia que nos países tropicais o calor engrossava o sangue das pessoas, fazendo com que ele circulasse mais devagar, tornando assim a oxigenação do cérebro mais lenta, o que fazia as pessoas de países tropicais serem mais burras. Hoje essa teoria já caiu por terra, não que algum país tropical tenha chegado ao primeiro mundo, e sim por existirem países atrasados de clima frio, como Uruguai, Argentina e o leste europeu, por exemplo.

Hoje sabemos que Montesquieu quase acertou. Não é que o desenvolvimeno de um país seja inversamente proporcional ao calor. O progresso de um país é diretamente proporcional ao seu desmatamento. Responda rápido: Um país de primeiro mundo que tenha conservado suas florestas? Não tem, né? Claro, são dois conceitos antagônicos: mato e evolução.

Infelizmente há toda essa cultura de preservar a Amazônia, e os bichinhos, e o riozinho e a plantinha e blá blá blá. Não percebemos que desmatar todo o Brasil é o primeiro passo pra sermos grandes. Eu sei que é duro, estive há pouco tempo na Amazônia e é bem bonitinha mesmo, mas o tempo passa e as coisas mudam. No futuro as florestas farão parte da lista de coisas legais que não existem mais, junto com as lutas de gladiadores, santa inquisição e morte na guilhotina. Viu só quanta coisa legal você também deixou de ver? E nem por isso sua vida foi insuportável. Acredito que assim como hoje defendemos a preservação das florestas existiram pessoas defendendo a preservação da queima de bruxas na idade média alegando que um povo não deveria abrir mão de suas tradições. Mas, o tempo passa e temos que nos acostumar com o fato de certas coisas ficarem pra trás por falta de espaço na nova ordem mundial. A bola da vez são as florestas.

Não existem hoje em dia argumentos consistentes para a preservação de nossas florestas. Continuemos com o exemplo da Amazônia. Dizem que preservá-la é preservar a vida, mas qualquer geólogo pode te explicar que até bem pouco tempo atrás (alguns poucos milhões de anos) A região onde hoje está localizada a Amazônia era um deserto, e nem por isso a vida era mais difícil por aqueles tempos. Então que mal há em tranformá-la novamente em sua forma desértica original?

Que outros argumentos tem os verdinhos? Preservação de nossa cultura? Me poupem. Os índios que lá habitam são mais civilizados do que eu (o que não é difícil). Se bobear qualquer dia um indiozinho entra aqui no meu blog e tira onda que meu template é feio pra cacete e que ele saberia fazer um melhor no photoshop. E mais: Façam uma pesquisa pra descobrirem quantos brasileiros não moradores da região norte já visitaram ou pretendem visitar a Amazônia. Pouquíssimos! Os gringos sentiriam mais falta do que os próprios brasileiros, já que esses sim compõem o grosso do turismo daquele região.

Preservação da biodiversidade? Responda rápido: Pra que? Uma vez mapeado o código genético de cada plantinha, já podemos dizimá-la e se fizer falta já sabemos fabricar outra, mas acho difícil que façam falta plantinhas nos anos que virão. O futuro da ciência está na genética, é muita falta de visão achar que dentro de alguns anos quando você ficar doente vão te medicar com um chá de ervas do pajé. No futuro não haverá cura, haverá reposição. Tá doente do coração, toma um coração novo recém saído da fábrica. Dor de ouvido? Arranca fora e põe outro. Pau pequeno? Melhor não arriscar, antes pouco do que nada! E por aí vai.

O mesmo serve pros bichinhos que vira e mexe estão em perigo de extinção. Mapeamento genético neles antes que acabem! Logo já podemos deixar a civilização tomar a ordem natural das coisas. Os bichinhos que se acosumarem à cidade, poderão seguir como animais de estimação. Os que perecerem seriam clonados e expostos em parques temáticos, que seriam construídos para acalmar os nostálgicos que não aceitam a evolução natural das coisas.


Continuem mandando problemas mundiais que Cara de Milho resolve pra você.
Será que eu tenho que pensar em tudo?

***


Já que estamos falando de preservação (ou não) de culturas primitivas, assistam essas performances da Haka, ritual maori que a seleção de rugby da Nova Zelândia realiza antes de algumas partidas. Dou o braço a torcer que certas coisas primitivas são legais.

Haka 1

Haka 2 (com resposta do Rival)

Comments:
Thiago, se prepare para ouvir aqueles sermões, melhor estocar umas dúzias de "foda-se"s e " não te perguntei nada"s por que deve chover critica...eu axo...
 
Vamos ver, Pedro. Vamos contar quantos dias pra aparecer alguém que não reconheça sarcasmo.
 
To torcendo para aquele lance do Pau
 
Falando em haka, já conhecia essa?

http://www.youtube.com/watch?v=Nmy6OaZEAhE

E meu problema mundial favorito, que eu gostaria que o Thiago resolvesse - ou pelo menos dissesse de onde tirará o dinheiro pro conserto é: o aumento do tamanho dos carros americanos.
 
Thi, quanto a isso, em resumo, só tenho a dizer que depois de tantos anos, você nem sabe escrever meu nome ¬¬


Mas tudo bem, estou abandonando a amazonia aos poucos, os yanomamis vão dominar o mundo, daqui a pouco tem representante na espanha :P
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker