.comment-link {margin-left:.6em;}

18 de março de 2008

 

Procedimentos que ignoramos




Quando eu era criança eu vi na TV como funcionava uma fábrica da camisinhas e minha vida nunca mais foi a mesma. A imagem mostrada era semelhante à foto acima, várias funcionárias que passavam dia e noite enfiando camisinhas em objetos fálicos pra testar a resistência da mesma. Qualquer pessoa que nunca tenha visto na TV como funciona uma fábrica de preservativos provavelmente nunca parou pra pensar em todo o processo que eles passam até chegar à farmácia mais próxima de casa. É exatamente sobre isso que eu quero falar, sobre processos de criação que não presenciamos.

Eu disse que minha vida não foi mais a mesma, porque desde então eu reparo em todas as coisas ao meu redor e me ponho a pensar em quem há criado tudo aquilo. Deixa eu ver se me explico melhor: quando você entra num supermercado, você vê ali um infinidade de produtos, cada qual em uma embalagem. Cada embalagem daquela foi criada por um designer gráfico. Uma pessoa foi paga pra desenhar aquela embalagem de modo que ela parecesse atraente aos olhos do consumidor. Você já parou pra pensar nisso? Consegue imaginar o exato momento que alguém decidiu que as batatas Pringles deveriam vir num tubinho ao invés do tradicional saquinho no qual vem todas as demais batas? Vê claramente a cena em que o idealizador da idéia tenta convencer os executivos da empresa que batatas em potes cilíndricos venderiam melhor que em saquinhos? Provavelmente não.

Então, é sobre isso que estou falando. Eu citei um exemplo comercial demais, mas não é sobre publicitários que estou falando. Praticamente tudo ao nosso redor tem uma razão de estar ali, foi criado por alguém, alguém que não sabemos, só vemos o resultado pronto, não pensamos em quem quis aquilo daquela maneira, e quem tornou aquilo possível.

Quando você caminha pela rua, você cruza com uma pessoa e repara na sua roupa. Aquela roupa não está ali por estar, ela foi desenhada por alguém e fabricada por outro alguém. Atravessa a rua, e os carros parados também foram desenhados por uma pessoa, assim como o uniforme do guarda de trânsito. Então você passa por um prédio e no segundo andar um casal está fazendo amor, e estão usando a camisinha cuja embalagem foi idealizada por alguém, o nome da marca por outro alguém, o preço por outro, o slogan por outro, até passar pelas pobres funcionárias cujo ganha-pão é passar oito horas por dia metendo camisinhas em objetos fálicos.

Bem, ficar reparando nessas coisas pode ser incrivelmente monótono, a não ser que você tenha criatividade pra ir mais além e observar coisas inusitadas pra desvendar todo o processo de criação. Os exemplos são tantos que terei que citar só alguns. Roteiros de filme pornô são um bom exemplo. Você consegue imaginar uma pessoa que ganha a vida com isso? Mas, existe! Alugue um filme erótico e observe os diálogos, eles foram escritos por alguém que foi pago pra isso:

- Vem cá, sua cachorrona, que eu quero te comer!

- Nossa, mas seu pau é muito grande, vai me machucar!

- Não, eu faço com jeitinho, vem cá.

- Ai, ai! que delicia!

É uma viagem maravilhosa imaginar um carinha no seu quartinho sentado de frente pro computador bolando esses diálogos tão significativos, se sentindo um verdadeiro escritor. Imagine então esses mesmo roteirista buscando diretores dispostos a fazer seu filme.

- Cara, to com um projeto muito bom! Super inovador. Estive assistindo Pulp Fiction e pensei "Porque não fazemos um filme pornô nesse estilo?" Tipo, sem ordem cronologica, começando pelo final, logo misturando cenas do começo com as do meio do filme, sob a otica de cada personagem e tal. Entao, o filme ia começar pelo final, ou seja, o ator gozando na cara da atriz, depois íamos passando flashes da vida da atriz até ela ter chegado ali, misturaríamos com a flasehs da infância do ator, até o momento em que eles se conhecem, então ...

É realmente assustador pensar que tudo tem uma razão de ser e foi criado por alguém. Continuemos com exemplos artísticos. Que tal o Latino? Suas músicas não saíram já feitas de uma hora pra outra, teve um processo de criação também. Conseguem visualizá-lo compondo seu primeiro hit "Oh Baby me leva"? Latino num momento de rara inspiração escrevendo com pressa no seu caderninho seus primeiros versos:

- Caramba, essa música não sai da minha cabeça. To quase terminando, vai bombar! Vai bombar! pera..pera..como era mesmo aquele refrão bonito pra caramba que eu tinha bolado? "oh baby me leeeeeeva..me leeeeva que eu te quero...me leeeeeva..Me leva que o futuro nos espeeeera..." Caramba, sou um poeta!

Grotesco, muito grotesco! Sorte de quem nunca pensou nisso. Outra coisa que me intriga é imaginar o empresário do Latino passando noites em claro na cama, pensando em alguma maneira de projetar um cantor horroroso:

- Porra, se o cara fosse pelo menos bonito era mais fácil levar a carreira de cantor romântico, mas tá foda. Eu tenho que pensar em algo que alavanque sua carreira, um detalhe, um detalhe só dele, uma marca registrada pra que se fixe na cabeça da garotada. Deixa eu ver..deixa eu ver...Já sei! Um bigodinho! Latino vai deixar um bigodinho, vai ser sua marca! Porra, sou um gênio!

Repito que tudo ao seu redor tem um porquê de estar ali, até o bigode do Latino, acreditem.

Outra coisa que me intrigou bastante pensar em sua criação foi o Sustagen de café com leite. Já não fabricam mais, hoje Sustagen só vem em quatro sabores: baunilha, chocolate, morango e banana. Antes eram sete, porque havia também coco, cereja e café com leite. Esses foram limados, penso eu, por falta de venda. É completamente plausível aceitar que alguém pense que coco e cereja são bons sabores pra um alimento infantil, mas quem foi o idiota que inventou o sabor de café com leite? Eu quero um nome! Quero entrevistá-lo! Quero conhecê-lo pessoalmente e saber detalhes da sua vida. Ele é um gênio da estupidez. Ele e o infeliz que aceitou a idéia e viu seus produtos encalhados nas prateleiras dos supermercados.

Passo noites em claro, rodopiando pela cama imaginando a cena. Reunião da empresa, os mais altos escalões da Sustagen reunidos.

- Senhores, hoje quero que vocês cheguem em casa e pensem nos sabores em que fabricaremos nosso produto. Quero ousadia! Ambição! Criatividade! Nada de apenas morango e chocolate! Quero ver até onde a mente de vocês chega.

E um daqueles infelizes chega em casa, disposto a ter a melhor idéia do mundo, mas sua mente está em branco. Passa a noite em claro, sem idéias. No final, já são oito da manhã, e ele não pregou os olhos a noite inteira. Sua mulher acorda, lhe dá bom dia e vai pra cozinha prepara o café da manhã. Ele se sente um derrotado, dentro de umas horas vai ter que se resignar a dizer ao seu chefe que não conseguiu pensar em nada. Senta-se à mesa pra comer algo, e sua mulher lhe pergunta: - Quer café com leite?

Vitória! Luz! Sou o maioral! Chega sorridente à reunião e diz:

- Sustagen café com leite!

E todos aplaudem o boçal.



Comments:
sempre que eu ver uma camisinha, lembrarei dessas tias trabalhadoras aih.

acho que os que menos tem trabalho pra fazer hit sao os cantores de funk.
como o mc creu, que deveria estar comendo uma mina numa festa e a cada bombada pensava "creu, creu" com uma batida no fundo. pronto, ta aih a nova sensacao do carnaval.
 
Nossa, meu, Sustagem de COCO! que nojento. Já acho Sustagem, de qualquer sabor, o fim: o nome não é nada apelativo, a aparência do produto é péssima, o cheiro é esquisito e não vou nem falar do gosto porque nunca cheguei tão longe. Impressionante o negócio ainda existir.

Mas sobre o post, claro. Tem um programa interessante que passa, ou passava no Discovery ou no National Geographic (sei lá qual) lá no Brasil, que é exatamente sobre como as coisas são fabricadas. É puta interessante, até quando mostram objetos pelos quais não me interesso nada na vida real (tipo capacetes de moto).
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker