.comment-link {margin-left:.6em;}

4 de abril de 2008

 

Você sabe o que é bookcrossing?




Bookcrossing é uma iniciativa para estimular a leitura. Resumindo de uma maneira bem básica, você perde um livro propositalmente deixando nele um código e um endereço web. Daí a pessoa que o encontra, pode digitar o código na página web e saber por onde o livro há passado antes de chegar até ali. Depois que a pessoa o lê, ela o perde novamente para assim continuar o ciclo.

Claro, a pessoa pode simplesmente voltar a perdê-lo sem ter lido, o que seria meu caso, já que se por um lado já é difícil você encontrar um destes livros com o código, quem dirá encontrar um BOM livro. Acredito que as chances de te cair um "Quem mexeu no meu queijo" ao invés de "Crime e Castigo" são de mil contra uma.

Eu já encontrei muito livro, mas muito mesmo, só que nenhum estava participando da campanha, eram livros perdidos de verdade, e nenhum valia o papel em que estavam impressos. Por outro lado, muitos estranhos que recém haviam me conhecido já me recomendaram livros, mas muito livro mesmo, e novamente nenhum prestava. A campanha consegue misturar os dois: livro perdido com livro recomendado por um estranho que não sabe nada da tua vida, impossível sair boa coisa.

Livro bom é aquele que você compra, ou aluga na biblioteca ou baixa em pdf na net. Dispenso a campanha, não perderei nenhum livro e não quero encontrar nenhum. Mas quem quiser participar, vai em frente, eu nem queria criar um texto pra criticar quem tá nessa jogada, eu quero é divulgar outras formas de "crossing" que planejei logo depois de saber da existência do bookcrossing.


Bucetacrossing

Funciona assim: A menina tatua um código na xaninha, daí quando você for tirar o atraso com ela, você memoriza o códido (pode anotar num papel, não precisa ficar pensando no código a noite inteira). No dia seguinte você vai no site da bucetacrossing, digita o código e sabe por onde aquela xavasca tem andado, quem andou comendo antes de você, comentários dos antigos usuários, avaliações sobre a performance da garota, macetes para que ela atinja o orgasmo, nomes que ela gosta de ser chamada e tudo mais. Além do fato de que seria ótimo para controle de doenças venéreas. Vamos lá, meninas, tatuando o código na periquita!


Perdeupreibóicrossing

Como funciona: Cada vez que você for assaltado, o ladrão te deixa um cartão com seu código. Passado o susto, você chega em casa, digita o código no perdeupreibóicrossing e obtém informações sobre todos os assaltados pelo mesmo meliante antes de você. Informaçõs úteis, como por exemplo, o tipo de abordagem que ele usou em cada crime ou a quantidade de dinheiro que ele levou de cada vítima, para que você possa fazer um balanço da atual situação financeira do elemento.


Chádecogumelocrossing

Aqui você deve perder uma quantidade considerável de chá de cogumelos deixando um código na garrafinha e avisando que a pessoa que o encontrar deve tomar só um golinho e logo perder a garrafa novamente. Depois ao entrar na página do crossing você comenta suas experiências alucinógenas com aqueles que tomaram da mesma garrafinha que você.

Trecocrossing.

Essa é legal. Eu tive essa idéia muitos anos atrás, quando eu tava voltando de uma boate com uns amigos e um deles viu um cone de trânsito na calçada e cismou em levá-lo pra casa. A caminhada da boate até em casa era de uns 40 minutos e o camarada aguentou firme todo o trajeto com aquele trambolho inútil debaixo do braço e a gente se perguntando que utilidade ele via naquela porra de cone. Trecocrossing foi criado justamente para responder essas perguntas. Consiste em você perder um objeto totalmente inútil em lugares inóspitos (cone perto da boate não vale mais) e logo acompanhar quem o encontrou e que tipo de finalidade ele deu para o bagulho. As possibilidades são infinistas, pode ser uma peça da máquina de lavar perdida numa biblioteca, uma prancha de surf em Cuiabá, uma boneca inflável no vaticano ou um livro de poesias do Sarney em qualquer lugar do mundo (inclusive numa biblioteca).

E você? Já fez seu crossing hoje?

Marcadores:


Comments:
Acho que o bucetacrossing já existe. Conhece essa marmota? O mundo está cheio de filantropos!

http://www.gpguia.net

GP, obviamente, vem a ser Garota de Programa, rerere.
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker