.comment-link {margin-left:.6em;}

11 de junho de 2008

 

Crise na cultura. Não é uma merda federal, é mundial!



Volta e meia eu esbarro em algum comentário tolo de um brasileiro (geralmente em algum fórum da internet) esbravejando contra a cultura nacional e nossa hipervalorização de bundas, palhaços e carinhas bonitas. Daí geralmente vem o remate final: "Isso é Brasil! Lá fora não acontece isso. Lá fora não basta ter bunda pra triunfar, tem que ter conteúdo! Só no Brasil é essa pouca vergonha ..e bla bla bla!"

Daí surge aquela idéia de que o europeu lê um livro por semana, que os adolescentes do velho mundo vão à ópera e ao museu todo sábado, nunca pixam muros e nem ouvem pagode.

Esse auto-preconceito brasileiro é fácil de quebrar, só precisamos de dados concretos, como por exemplo saber que os russos lêem mais Paulo Coelho que Dostoievsk. Aliás, quando Paulo Coelho lança livro novo sempre está na lista dos dez mais vendidos em todos os países da União Européia, assim como livros como "O segredo" (aquele do pensamento positivo). Isso já seria bastante pra mostrar que o europeu, quando lê, lê besteira igual a gente. Aliás, sabe quantos amigos meus lêem com frequência? Um! Em cinco anos que moro aqui só conheci uma pessoa que tivesse o hábito da leitura. E olha que eu participei de grupos de teatro, pintura... enfim, andava com o pessoal da inteligentsia, mas eles não liam.

Sobre a música, basta dizer que Carlinhos Brown lota qualquer show que der por aqui. Deve ser o brasileiro mais famoso aqui depois do Ronaldinho. A televisão mostra tanta baixaria quanto a brasileira, inclusive João Kléber é febre em Portugal, assim como as novelas brasileiras. Já na Espanha eles assitem novelas mexicanas e colombianas, mas ainda assim você ainda ouvirá um brasileiro dizer que na Europa os pedreiros lêem e discutem Sartre e as donas de casa fazem ballet.

Enfim, aqui tem equivalentes para Big Brother, Casa dos Artistas, revistas de fofoca, modelo-atrizes, Zorra Total, Caldeirão do Huck, Faustão e muito mais. A crise não é federal, é mundial!

Eu estou falando isso porque faz umas duas semanas aqui aconteceu o EUROVISIÓN, que é um festival de música anual, onde cada país da Europa envia um participante eleito pela televisão estatal. Logo o público elege o ganhador através de uma votação por telefone.

Cada ano é o mesmo. A Europa fica naquele clima de Copa do Mundo. O concurso é assistido por mais de um bilhão de telespectadores. Daí você pensa: "Que legal, cada país mandando um representante de sua cultura, deve ser um espetáculo muito variado". Que nada! Talvez tenha sido há um tempo atrás, hoje, eu confesso que tive a ligeira sensação de que todos cantavam a mesma música, e o que é pior, a mesma música chata.

É um festival de apresentações sofríveis, enlatadas, pop, prontas pra vender, executadas por caras bonitinhas no melhor estilo das nossas cantoras de Axé, por exemplo. Quer dar uma olhada nas performances? Separei alguns links e comparei com ícones da cultura brasileira pra verem como o Tchan poderia muito bem estar na Eurovision e passar despercebido.


1 - Cara bonitinha, coxas de fora e muito apelo sexual numa melodia nauseante. Ivete Sangalo? Daniela Mercury? Que nada, é
Kalomoira, a participante da Grécia. Não viu o talento da menina? É que tava escondido debaixo do vestido, mas ela bem que tentou mostrar.

2 - Um tiozinho boa pinta cantando uma canção romântico-brega fazendo caras e bocas. Maurício Manieri? Fabio Junior? LsJack? Outra tentativa do Mauricio Mattar na música? Nada disso, é
Dima Bilan, da Rússia. O campeão do festival. Não te dá a sensação de ter ouvido essa música antes quinze anos atrás e que ela seguiu tocando ininterruptamente até hoje, mudando apenas a cara do cantor (nem a voz muda).

3 - Uma bicha-louca vestida ridiculamente de anjinho soltando a voz num insuportável falsete misturando ópera com rock. Edson Cordeiro? Não, são os
representantes do Azerbaijão.

4 - Uma tiazona arrastando uma melodia sonolenta que não chega a lugar nenhum. Zizi Possi? Não, é Vânia Fernandes de Portugal, mas tem a Isis Gee, da Polonia também.

5 - Essa é a melhor de todas. Um carinha vestido de palhaço tentando te fazer rir com um hit irritante ao extremo, de letra paupérrima que provavelmente foi escrita em 2 minutos. Tiririca? Tirulipa Jr? Não, senhoras e senhores, lhes apresento
Rodolfo Chikilicuatre, o candidato da Espanha.

Marcadores:


Comments:
Aloha!
Cara, parabéns pelo blog. Fui apresentado a ele pela minha namorada, que sempre dá uma passada por aqui. Gostei tanto que pensei em plagiar algumas coisinhas... heheheheh... Como não sou fã de ir pegando as idéias dos outros e assinando como minhas, resolvi saber a sua opinião. Tô querendo fazer um jogo de adivinhação como esse último que rolou aqui (acompanhei os últimos lances), mas com a galera da minha cidade. O que me diz? Consente? Claro q eu vou dizer q foi uma idéia sua (é sua né? hehehe) e linkar o seu blog... Cara de pau né, cara de milho?
 
Cornface,

Você praticamente está citando somente os paises latinos. Faltou a televisão da Itália que é ainda pior...

Uma coisa que eu não posso falar mal dos EUA é a qualidade da TV no horário nobre, seja paga ou gratuita. Séries como Lost, Heros, Boston Legal, Weeds, Curb your enthusiasm, The Riches etc têm um apuro e qualidade fenomenais. Também não tem programa apelativo por aqui. Um Faustão jamais seria assimilado, assim como a Xuxa não conseguiu se firmar por aqui.

E o que eu vejo aqui também é que as pessoas são preocupadas com a vida profissional e estão sempre querendo se atualizar. Mas o pessoal aqui não curte muito a erudição de ornato que é tão cara aos brasileiros e latinos em geral.

A música é uma merda, como em toda parte do mundo (exceto Inglaterra).

Eu passei um tempo na Holanda, que não é tão sexualmente reprimido quanto os EUA, quando adolescente e vi coisa parecida. Acredito que os países Saxões são diferentes.
 
Uma amiga da Indonésia que está vivendo na Inglaterra assistiu a este festival e me disse que a grega a fez lembrar Shakira... a conexão Ivete/Daniela/Shakira/uma grega sexy me soa um tanto quanto bizarra, mas em se falando em "mundo de hoje", vai saber... :D
 
Puts, q vergonha, o representante da Espanha. Já teve coisa melhor. Mas também, o festival Eurovision é coisa de ralé internacional, não?
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker