.comment-link {margin-left:.6em;}

6 de novembro de 2008

 

Enfia o celular no rabo e bota pra vibrar.






Imaginem a cena:

Você está sentado numa lanchonete conversando com um amigo. A conversa está agradável, vocês estão chegando a pontos interessantes, daí você está ali empolgado dando sua opinião quando de repente escuta alguém na mesa ao lado dirigindo-se ao seu amigo:

- Ei! Psiu! Ei, você! Que tal sentar aqui comigo pra gente conversar?

Então seu amigo, sem a menor cerimônia se levanta, se senta na mesa ao lado e começa a conversar com o intruso e te deixa plantado.

Absurdo, né? Você provavelmente não faria isso nem com o maior chato que você já conheceu, muito menos com seu amigo. A pergunta é: Qual a diferença entre fazer isso e interromper uma conversa pra atender o celular?

Hoje mesmo eu marquei de encontrar uma amiga no shopping pra ir ao cinema com ela e seus dois filhos. Cheguei cedo e fiquei esperando ela na praça de alimentação. Cinco minutos depois a vi chegar pela escada rolante com os dois meninos, ela estava falando no celular.

Os meninos chegaram, me cumprimentaram e se sentaram enquanto ela continuou a conversa, tomou assento e ainda nem parecia ter notado minha presença. Fiquei ali batendo papo com os moleques, ela continuava no celular. Pediram dinheiro pra comprar doces numa máquina, ela buscou dinheiro na carteira com a mão disponível enquanto a outra segurava o celular, até aí eu já sabia que ela falava com o cozinheiro do restaurante onde ela trabalha e que ele comentava algo sobre umas críticas que ele escutou o chefe fazer sobre ela.

Enquanto o cozinheiro falava algo ela me olhou e fez um gesto como perguntado se eu já sabia que filme iríamos ver. Eu não entendi o gesto, então ela pediu pro cozinheiro esperar um momento e dirigiu a palavra a mim pela primeira vez, pra explicar que o gesto que el tinha feita era pra saber se eu já tinha escolhido o filme. Eu disse que sim, então ela voltou à conversa no celular.

Quinze minutos depois, a ligação terminou. Comentei que os meninos podiam ver o filme das 20:15 e que nós poderíamos ver o das 20:30 e nos encontrarmos na saída. Cinco minutos depois o cozinheiro voltou a ligar, dessa vez pra deixar claro que não queria abalá-la com as notícias que ele tinha dado. Essa conversa foi mais curta, logo fomos pro cinema.

Chegando lá ela apagou o celular, mas quando sentiu que o o filme de seus filhos já teria acabado, resolveu voltar a ligar o aparelho, caso os meninos quisessem informar algo. Cinco minutos depois um dos seus filhos mandou um SMS dizendo que já tinha acabado seu filme, ela respondeu que esperassem na praça de alimentação. Dois minutos depois, outro SMS dizendo que o filme que eles viram era muito bom, ela respondeu que estava contente por isso.

Acabado nosso filme fomos comer algo e ali conseguimos conversar sem interrupções. Acabada a janta ela me ofereceu carona pra casa, e ali no carro o celular voltou a soar no meio de uma conversa animada, era o cozinheiro outra vez, o cara está apaixonado por ela e não para de inventar motivos pra ligar. Dessa vez era pra ter mais certeza ainda que ela não estava abalada com as críticas do chefe. Essa ligação durou todo o percurso até minha casa, ainda que durante o trajeto eu cheguei a alertá-la dizendo coisas como:

- Oie, não te parece falta de educação interromper uma conversa pra falar com uma pessoa no celular?

Mas ela apenas levantou a palma da mão, fazendo gesto de que eu me calara pra que ela pudesse ouvir o que o cozinheiro estava falando. Quando finalmente estacionou, queixou-se do fato de ter "dois falando comigo ao mesmo tempo", eu por um lado e o cozinheiro apaixonado pelo outro. Por respeito aos seus filhos, não a mandei tomar no cu, nem levantei a voz. Apenas voltei a advertir sobre fato de que parecia muita falta de educação que você saisse com uma pessoa mas passasse a noite conversando com outra, e ela respondeu que não podia fazer nada se o telefone não parava de tocar, eu respondi que ela tinha a opção de apagá-lo, ou não responder a chamada, ou responder pedindo pra ligar uma outra hora. Ela disse que isso seria falta de educação.

Tá, então eu já imagino o que vocês estão pensando: Ela está afim do cozinheiro e tá te fazendo de bobo. Errado! Ela morre de nojo desse cara, e nunca me fez de bobo, é uma amigona, uma pessoa que eu gosto muito, e ainda é a pessoa que mais me ajuda aqui na Espanha, não sabe dizer um "não" pra mim e eu devo muito a ela. O problema é um só: ela não sabe usar um celular, é só ali que ela peca. Assim como ela, existem vários, já vi de tudo, já vi amigo meu que estava jantando comigo se levantar da mesa e sair do restaurante pra atender o telefone e me deixar ali meia hora comendo sozinho.

As pessoa se incomodam muito com as regras de etiqueta, estão muito preocupadas em aprender a usar o garfo com a mão esquerda e saber distinguir um garfo de salada pra um garfo de peixe, mas as maiores faltas de educação são cometidas sem nenhum remorso. Deveria haver uma campanha na TV alertando sobre isso. Tipo uma personagem da novela que passa o tempo inteiro no celular poderia morrer assassinada a golpes de machado pelo carinha que estava jantando com ela. Talvez isso conscientizasse a população.

O que mais me dá raiva é que na semana passada eu estava no carro com essa mesma amiga, quando de repente meu celular tocou. Era a mina que eu tinha acabado de comer na noite anterior, dando aquele típico telefonema de "chegou bem em casa? Tá cansado? Foi bom pra você?" e outras coisas que a gente pergunta no dia seguinte de uma transa. Eu fui curto, sem ser grosso:

- Oi Fátima, tudo bom? Então cheguei bem em casa sim. Olha só, eu to no carro de uma amiga, posso te ligar quando eu chegar em casa? Daqui a uns dez minutos, tá bom?

- Tá, to esperando. Tchau.

Viram só? Não dói nada. Agora só penso em buscar uma maneira de passar esses modos pra minha amiga pra não termos mais esse tipo de problema. Quando cheguei em casa pensei numas estratégias:

1 - Tomar o telefone da mão dela, jogar no chão e pisar em cima. (muito heavy)

2 - Assim que a encontrar, pedir que dê o celular na minha mão, apagá-lo e colocá-lo no meu bolso. Caso ela se recuse, simplesmente ir embora.

3 - Quando o cozinheiro ligar, tomar o telefone da mão dela e falar com ele coisas como: "Não tá vendo que ela não vai dar pra você, seu merda?"

4 - Levar meu Ipod e ligá-lo cada vez que ela atender o telefone. Daí quando acabasse a ligação e ela me pedisse atenção eu pediria que ela esperasse uns minutinhos, só até acabar essa música.

5 - Levar um aparelho desses antigos de telefone, daqueles que tem que girar a roletinha pra discar os números, daí quando ela atender o celular, eu tiraria meu telefone da mochila, colocaria em cima da mesa e simularia uma conversa tipo: "Oi, Renata! Tudo bom? Então, eu to aqui com uma amiga, mas ela ta falando no telefone e eu resolvi ligar pra você pra não ficar entediado. Legal que duas pessoas se encontrem pra conversar por telefone com outros, não é?

Resumindo: Leio muita gente criticar o celular, mas não é minha intenção. A verdade é que os considero uma tecnologia muito útil e pode te livrar de muitas roubadas, o problema é o uso que você faz dele, tem que ter etiqueta, mas o problema é que a maioria das regras de etiqueta foram criadas antes de sua invenção, e esqueceram de atualizá-las. Hoje em dia, conversar no telefone estando acompanhado é mais feio que comer meleca ou arrotar à mesa.

Marcadores:


Comments:
muito bom

eu tb odeio gente que faz celular o centro do universo.
 
muito bom

eu tb odeio gente que faz celular o centro do universo.
 
mas vc ligou mesmo pra Fàtima depois? :-P

De resto, concordo contigo: a pessoa acha que é falta de educação cortar quem liga no celular mas te deixar falando sozinho não. Fim da picada.
 
claro que liguei, Lucrecia. Eu não minto pras mulheres, se o fizera, comeria o triplo.
 
voto na numero quatro, eh a melhor nessas horas.

nunca tive problemas com os outros no celular, sempre que cortavam o assunto por causa do aparelho, a conversa ja nao fazia mais sentido.
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker