.comment-link {margin-left:.6em;}

5 de agosto de 2009

 

5 prováveis mal entendidos que deram a volta ao mundo.







Talvez o equívoco seja meu, já que não pude ir atrás de mais informação sobre o que vou relatar, logo esse texto serve apenas como curiosidade, não é educacional.



1 - Cinderela, o príncipe e seu sapatinho que não era de cristal: Ao parecer, há mal entendidos na estória da Cinderela que nunca foram corrigidos. O primeiro é que a rapariga nunca calçou um sapatinho de cristal. Pensando bem, a idéia de um sapato feito de cristal é bastante absurda, já que é um material bem frágil, e sendo assim, se partiria no primeiro passo, fatiando o pé da moça como um bife. O máximo que poderíamos conceber seria um sapatinho normal, mas adornado com cristais. Pois bem, nem sapatinho de cristal, nem com cristal; a moça calçava um horrendo sapato verde. Foi um erro de tradução entre as palavra francesas vert (verde) e verre (vidro).


O outro equívoco é que não houve nenhum príncipe encantado no conto; Havia um príncipe, mas ele não estava enfeitiçado. O certo seria um príncipe encantador. Nesse caso a confusão foi entre as palavras charmant (encantador) e charmé (encantado). Por isso, meninas, deixem de buscar seu príncipe encantado, já que ele nunca existiu, nem nos contos. Querem um príncipe, fiquem com Charles, o devasso:








2 - Discos Voadores


Segundo Carl Sagan, em seu livro O mundo assombrado por demônios, em 1947 ficou famoso nos EUA um caso de um senhor que havia relatado ter visto um OVNI. Durante uma entrevista ele afirmou que a nave se movia "como um prato flutuando na agua". O repórter compreendeu mal e publicou que a nave tinha forma de prato. A partir de então, todas as pessoas que afirmavam contato com OVNIS diziam que eles tinham forma de prato, o que é no mínimo curioso, porque não parece o desenho ideal para um veículo que vai viajar de uma galáxia pra outra. Curioso como as aparições de naves alienígenas antes de 1947 não tinham essa forma.

Daí vem um de vocês e me diz que Erich Von Daniken publica em Eram os deuses astronautas? fotos de pinturas de mais de 1000 anos onde podemos identificar espaçonaves com forma de disco. Daí eu pergunto: Erich von quem?



3 - O saboroso óleo de fígado de bacalhau.


Segundo um professor meu de Física, a história é assim. Durante a segunda guerra mundial Inglaterra era bombardeada sem piedade. Por isso, as crianças não podiam sair para a rua com frequência, e a consequência disso, não tomavam sol, o que causava um deficit de vitamina D. A solução encontrada pelas mamães inglesas foi tacar óleo de fígado de bacalhau goela abaixo das crianças para suprir essa falta. Até aí, tudo bem, era necessário.

O chato foi que as mamães brasileiras quando souberam disso, acharam que era coisa fina, afinal, vinha da Europa, e começaram a incluir esse suplemento desnecessário na dieta de seus filhos que não viviam num país bombardeado e que por isso podiam tomar banho de sol o dia inteiro.

Como disse no início do texto, não posso confirmar a veracidade dessa história, o fato é que até hoje tem mãe dando essa gororoba pros moleques tomarem, ainda que hoje, pelo menos tiveram o bom senso de distribuirem o suplemento em cápsulas.




4 -Anarcopunks


O vocalista dos Sex Pistols, conhecida como a primeira banda de punk rock da Inglaterra, estava matando seus neurônios para encontrar alguma palavra que rimasse com anticristo (antichrist). Depois de muito pensar, encontrou uma: anarquista (anarchist). E assim surgiu o primeiro verso da música que acabou levando o nome de Anarchy in the UK (Anarquia no Reino Unido) e acabou ficando como uma síntese do que era o movimento punk:

"Eu sou o anticristo
Eu sou um anarquista
Não sei o que quero
Mas sei como conseguir

Eu quero destruir ..."

O fato é que Johny Rotten, segundo ele mesmo, nunca foi anarquista. Só usou a palavra para rimar com anticristo, mas a partir daí nunca mais se separariam movimento punk e anarquia, o que não teria que ser necessariamente assim, já que os Ramones nos EUA já faziam punk rock muito antes e sem idéias políticas.



Um porém: Johny Rotten é um fanfarrão. Pra mim, ele era sim anarquista, mas um anarquista de boteco, não um leitor de Bakunin. O que acredito que aconteceu é que ele deve ter olhado pra trás e ter se sentido ridículo com seu discursinho de tempos de adolescente e agora quer se desfazer da imagem.



5 - Rezando para a Jovem Maria


Há quem diga que houve um erro de tradução na bíblia que compromete toda a história do cristianismo. A questão é que acredita-se que Maria não era virgem quando nasceu Jesus, já que o termo orginal usado por Isaías para se referir a ela (al almah) significaria "uma jovem", não necessariamente uma jovem virgem.


Um porém: Por mais que seja fácil encontrar contradições na bíblia, nesse caso eu vou apoiar os religiosos, já que no evangelho de Lucas ela diz ao arcanjo Gabriel que "não conhece homem". Provavelmente Isaías refere-se a ela como uma jovem, já deixando implícito que era uma jovem virgem, porque naquela época as moças eram menos saidinhas. Além do mais, se José caiu nesse papo de engravidar do espírito santo, quem sou eu pra me meter.




***

Marcadores:


Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
acho que o johnny rotten conseguiu se desfazer da imagem de outrora.
olhai, comercialzinho que passa na tv daqui do reino unido:

http://www.youtube.com/watch?gl=GB&hl=en-GB&v=7mSE-Iy_tFY

(se quiser mesmo assistir copia e cola o endereco ai porque eu nao lembro o codigozinho pra ativar o link!)
 
Junezinha! E eu aqui achando que vc não voltaria mais ...

Sobre o vídeo, confirmo o que disse: O cara é um fanfarrão. Tá certo ele. Ideologia não paga as contas.
 
eu morro, mas eu sempre volto!

milhoman, ja entendi o que foi que plagiei!
nossa! as pesquisas do google!
desculpa!
ahhahahahaha! na verdade eu roubei a ideia de um outro blog... e eles sim talvez tenham roubado a ideia do seu blog...
ou vc roubou a ideia deles...

hehehehe!

um beijao!
 
Você não plagiou nada, rapariga. Publicar e comentar as pesquisas do Google é feito desde que começaram a escrever blogs. Só dei uma alfinetada porque pensei que você tinha se inspirado nos meus comentários, ficou com um estilo parecido.
Beijo
 
Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker