27 de setembro de 2006
Cara de Milho Responde - O gaúcho separatista
Já respondi certo texto evangélico idiota uns meses atrás, agora é a vez de outra classe de gente que me incomoda: o gaúcho separatista.
Confesso que antes de escrever esse texto pensei muito em meus leitores gaúchos, que são muitos. Por isso, quero deixar bem claro que não tenho nada contra a gente do sul, apenas sinto uma certa repulsa por uma parcela dessa população que ora se fazem de vítimas, ora se proclamam os próprios arianos superiores e aproveitam que a internet dá essa certa liberdade de que qualquer imbecil possa expressar sua opinião (vide esse blog) para espalhar idéias bairristas e preconceituosas, com o perdão da redundância.
Que fique claro ao meus leitores não gaúchos que o Rio Grande do Sul é um estado muito hospitaleiro, falo na qualidade de quem vem de família gaúcha e já passou bons momentos por aquelas terras onde fez grandes amigos. Não quero que vocês ao lerem os textos abaixos extraídos de uma pequena parcela descerebrada do Rio Grande do Sul acreditem que todos gaúchos pensam dessa forma e que serão vítima de qualquer classe de preconceito caso tenham a oportunidade de viajar por aquelas bandas.
Que fique claro também que não possuo nenhuma opinião contra idéias separatistas, e sim contra os frágeis argumentos que usam para justificar tais pensamentos. Assim acho que funciona o mundo: não existem boas ou más idéias, existem bons e maus argumentos; existem pessoas que não sabem dizer que gostam de tal coisa porque gostam simplesmente, e na euforia de explicar seu ponto de vista, acabam inventando motivos e terminam por tropeçar em suas próprias palavras deixando um amplo espaço para interpretações equivocadas. Citarei um exemplo: Certo dia estava um amigo meu escutando música no trabalho e tivemos esse diálogo:
- Gosta dessa música?
- Não
- Por que?
- Não me agrada.
- E porque não te agrada?
- Simplesmente não me agrada.
- É porque é antiga?
- Não, Mozart é antigo e eu escuto.
- É porque é rock?
- Não, Nirvana é rock e eu escuto.
- Então é porque você não gosta de música dos anos 80.
- David Bowie é dos anos 80 e eu escuto.
- Então é porque você não gosta de pop.
- Escuto Michael Jackson, e é pop.
- Então por que você acha a música ruim?
- Eu não disse que é ruim, simplesmente disse que não gosto, é diferente. Há milhares de cantores que eu não nego que são talentosos, mas não combinam comigo; e há milhares de canções simples que me trazem alguma recordação legal e eu acabo gostando, ainda que não veja nenhum talento em quem a compôs.
Pensamentos assim poderiam mudar o mundo. Se nos resignássemos a assumir que às vezes nos identificamos com algo sem nenhum motivo aparente, evitaríamos algumas guerras. No caso que apresentarei abaixo, falo de gaúchos que sentem vontade de formar sua própria nação, e ninguém pode julgá-los se são boas ou má pessoas por quererem isso, é simplesmente um ideal, porém, na busca descontrolada por argumentos que justifiquem suas fantasias, acabam gerando opiniões preconceituosas e criando em si mesmo um complexo de inferioridade insuportável.
Começamos com um textinho bem popular que circula na net. Eles em vermelho e eu respondendo em azul.
É chato ser Gaúcho!!!
To começando a achar que sim.
É fácil perceber porque o Casseta e algumas pessoas de outros estados gostam tanto e fazer piadas sobre os gaúchos:
E sobre baianos, paulistas, cariocas ...pior os do Amapá que nem na hora das piadas são lembrados.
- A miss Brasil é gaúcha.
Mas, a mulher mais bonita do mundo é uma mineira que eu conheci num carnaval de Iriri (ES), mas, nem por isso Minas quer ser um país.
- A melhor modelo do mundo é gaúcha.
Melhor? Modelo é esporte agora? Fizeram um campeonato de modelos? Que modalidades? 100 metros na passarela? Passarela com barreira? Ah, e isso sim é um bom argumento pra formar uma nação.
- O melhor jogador de futebol do mundo é gaúcho.
1-E mora em Barcelona e vive dando entrevistas jurando amor à cidade.
2 -O melhor jogador de todos os tempos é mineiro. Se somamos com a mineira acima que eu disse que era a mulher mais bonita do mundo, Minas já está ganhando de 2 x 0 de vocês, mas, acho que eles não querem formar um país.
3 -Ah, e esse argumento é melhor que o de acima para formar uma nação.
- Temos um time que é capaz de ser campeão com apenas 7 jogadores em campo.
E cair para a segunda divisão em 91 e fazer com que a CBF suba 16 times no ano seguinte só para não ter que disputar a segundona outro ano.
- Temos um outro que apesar de ser roubado é capaz de chegar vivo na ultima rodada do campeonato.
E precisar de ajuda do juiz para ser campeão da Copa do Brasil em 92, ainda que o time rival tivesse no elenco um tal de Carlinhos Itaberá, um dos piores jogadores da história do futebol brasileiro.
A propósito, esses dois últimos argumentos são fortíssimos. Um estado com dois grandes clubes de futebol, tem mais é que virar país mesmo. Vão acabar me convencendo.
- A melhor atleta olímpica brasileira é uma gaúcha.
E fez um fiasco “daqueles” nas últimas olimpíadas, mas, porque estou sacaneando a pobre menina? Até torci por ela, já que ela tava ali representando o Brasil. Ela nem tem culpa de vocês estarem usando seu nome para justificar a raça pura.
A propósito, estão quase me convencendo que vocês tem mesmo que ser um país à parte. Onde já se viu um estado com a melhor atleta olímpica não conseguir sua independência?
- O maior centro de transplante do Brasil é no Rio Grande do Sul.
Tinha que ter um grande centro cirúrgico aí mesmo, é onde mais rolam operações de troca de sexo. (Desculpe me rebaixar ao humor casseta e planeta, mas, vocês tavam pedindo, pô!)
A propósito,outro belo argumento pra formar uma nação independente.
- É o único estado brasileiro que possui uma “Brigada” Militar e não uma “Polícia” Militar
Nossa! Sééérrioooo???? Que chique! Agora me convenceu! República Riograndense, já! Imaginem os livros de história do futuro: “ Devido às inúmeras piadinhas no programa Casseta e Planeta que faziam referência à masculinidade (ou falta de) dos sulistas, e visto que o estado do Rio Grande do Sul possuía uma brigada militar ao invés de uma polícia militar, o povo gaúcho resolveu que era hora de se separarem do resto do país”
- O campeão do mundo de judô é gaúcho.
Porra! Já deu no saco já essa porra de atletas gaúchos, caralho! Veja bem:
Os dois maiores boxeadores do Brasil, Maguila e Popó, são nordestinos. Maguila é Sergipano e Popó é baiano, mas, nenhum sergipano ou baiano usa isso como argumento independentista.
Um dos maiores lutadores de jiu jitsu, o Vallid, é amazonense, mas, os amazonenses não usam isso como argumento pró-separação.
Pelé e Tostão são mineiros, e já disse que os mineiros estão contentes com serem brasileiros.
Ana Mozer, uma das maiores jogadoras de Volley do Brasil, é catarinense. E ainda não vi o movimento separatista catarinense.
Romário e Zico são cariocas, e os cariocas estão contentes em serem parte do Brasil.
Aurélio Miguel, judoca que já trouxe um ouro e um bronze olímpico para o Brasil, é paulista. Os paulistas não escreveram um texto bairrista se orgulhando de seu judoca.
O campeão do torneio mundial de cuspe à distância realizado no meu bairro dez anos atrás era maranhense, e o Maranhão também se considera parte do Brasil.
- É um estado onde o gaúcho chama sua mulher de “prenda” que significa algo precioso, jóia.
Os paulistas dizem “mina” que é onde estão escondidas as jóias preciosas, mas, francamente, você vê um paulista perdendo seu tempo escrevendo um texto pra se vangloriar da expressão que as pessoas do seu estado usam para as mulheres?
- O melhor futsal do Brasil e possivelmente do mundo é gaúcho.
Atualmente o melhor futsal do mundo é o espanhol,e ainda que fosse o carioca, eu teria vergonha de me vangloriar disso, você não?
Ah, só pra não perder o costume: excelente argumento. Viva o alma farroupilha!
- O estado com o maior número de títulos nacionais no futebol é o Rio Grande do Sul.
Outra vez futebol? Porque você não escreveu todos os argumentos futebolísticos na mesma linha pra eu não ter que ficar repetindo uma e outra vez que isso é uma merda de justificativa pra ser um país?
- O melhor padrão de vida do Brasil é no Rio Grande do Sul.
Não nego. Mas nem tudo são flores aí, e falando em flores, já assistiu Ilha das Flores? É no Rio Grande do Sul, né? Pertinho de Porto Alegre.
Clique para assistir Ilha das Flores (parte 1) (parte 2)
- O Centro-Oeste está virando uma potência agrícola graças aos Gaúchos que emigraram.
Os nordestinos costruíram toda São Paulo, e não querem ser um país.
- O presidente mais importante da história do Brasil foi gaúcho.
E Brasil teve lá algum presidente importante? E outra: mais importante em base de que critério? Pro meu critério o mais importante foi o Tancredo Neves, que pelo menos nem teve tempo de fazer cagadas. A propósito, Tancredo Neves era mineiro (Olha Minas Gerais aí de novo!)
- O prato mais apreciado e popular (em restaurantes) do país é o churrasco.
Esse sim é um argumento de peso. Parabéns, você está se superando. A propósito, a mesma pessoa que afirma uma coisa dessas, é a que depois vai meter os pés plas mãos dizendo que a cultura gaúcha é diferente do resto do país.
- São gaúchos muitos dos melhores profissionais de comunicação que as grandes redes nacionais - a começar pela Globo, vêm buscar aqui para qualificar os seus quadros.
Não foi você que no começo do texto reclamava das piadinhas do Casseta e Planeta? E agora diz que os gaúchos dominam a globo? Opa, to vendo alguém meter os pés pelas mãos outra vez.
A propósito, excelente argumento pra formar uma nação.
- Dos 105 anos de república brasileira, gaúchos (Getúlio, João Goulart, Médici e Geisel) governaram o país durante 29 anos (quase 28% do tempo).
Eu to doidão ou to vendo alguém se orgulhar de Médici e Geisel? Aliás, eu devo estar doidão, porque a mesma pessoa que se orgulha de João Goulart se orgulha de quem o tirou do poder.
- Na verdade, é apenas uma compensação pela grande dor-de-cotovelo que aqueles frustrados sentem quando olham para o que eles dizem ser o fim do país, mas que na verdade é o ponto sobre o qual o Brasil se apóia.
Na verdade é apenas a paranóia de um desocupado com argumentos fracos tentando vencer seu complexo de inferioridade através de um texto bairrista infantil.
O Melhor de ser brasileiro é ser gaúcho
O melhor de ser carioca é ser brasileiro
Antes que eu me esqueça: tantos judocas, ginastas e futebolistas e se esqueceu de dois grandes gaúchos: o escritor Luís Fernando Veríssimo e o cartunista Allan Sieber. Ah, mas, posso ir adiantando que ambos sentem uma certa vergonha desse tradicionalismo agonizante. Não é uma vergonha de serem gaúchos, mas, sim, de serem estereotipados por culpa de pessoas como você.
Cartun muito legal de Allan Sieber fazendo piada com seu próprio povo
Segue abaixo um texto supostamente escrito por Arnaldo Jabor, digo supostamente pelo fato do Jabor ser carioca, e também pelo fato de ser um texto igualmente
Todo mundo sabe que os sujeitos mais comuns nas piadas contadas por todo o Brasil ou são portugueses ou são gaúchos. Mas poucos sabem o porquê?! As origens estão na nossa história e na psicologia humana.
Vamos começar pelos portugueses! Eles são estereotipados como completos idiotas. Os portugueses colonizaram o Brasil por mais de 300 anos. Eles chegaram no Brasil, levaram todas as nossas riquezas, ignoraram os nossos interesses, e, ainda por cima comiam as nossas índias nativas e as negras trazidas para cá.
Que imagem nós poderíamos criar deles? O que poderíamos falar deles hoje em dia? Será que poderíamos dizer: - Oh! Eles descobriram o Brasil. Eles são nossos heróis! Claro, que não! Depois de tudo que eles fizeram, só podem ser 'heróis' nas nossas piadas. Nos resta chamá-los de tontos e estúpidos. Mas de idiotas eles não tem nada. Por um grande período da história, o Império Português foi tão forte quanto fora o Império Romano e o quanto e atualmente o Império Americano.....
E os gaúchos...?
Assim como os portugueses, os gaúchos colonizaram o Brasil. O povo gaúcho tem tradição e história. Os gaúchos são guerreiros, formaram a sua própria República! Encabeçaram uma revolução que acabou com a Republica Velha do café com leite e introduziu o Estado Novo. A maior parte dos presidentes e ditadores brasileiros foram gaúchos. O povo gaúcho e o mais politizado e o seu Estado o de melhor qualidade de vida.
Em todos estados brasileiros existem gaúchos bem sucedidos. Alem de colonizar e desenvolver todos os estados por onde passam, os gaúchos traçam as mulheres que ali habitam. Os gaúchos põem chifre nos "machos" locais e deixam as suas mulheres apaixonadas. As cariocas, catarinenses, paranaenses,paulistas, mineiras, cearenses... adoram um gaúcho, e, o que resta para eles (os cariocas, catarinenses, paranaenses, paulistas e mineiros...)? Alem de manter lustrado o par de chifres, resta a eles inventarem piadas de gaúcho, onde os gaúchos são estereotipados como veados, para seu deleite e prazer.
Portanto gauchada, tenham um pouco de piedade, esta e a única alegria dos não gaúchos. Enquanto eles se divertem em alguma roda inventando e contando piadas de português e gaúcho, as suas mães, irmãs ou namoradas se divertem com um gaúcho.
Gaúchos de todo o Brasil, convençam-se de uma coisa, eles não sabem como fazer uma mulher feliz, mas tem bastante criatividade para fazer piada. Divirtam-se então com as piadas e satisfaçam as mulheres dos não gaúchos invejosos.
Essa dispensa qualquer tipo de comentário. Parabéns a nós gaúchos.
1 – Sobre o porque das piadas de português eu tenho outra teoria. O português que é taxado de burro não é o colonizador, e sim os que imigrou para o Brasil depois, aquele que chegou em solo brasileiro sem conhecer os costumes locais e por isso foi vítima de inúmeras gafes, o que é normal para todo que enfrenta o desconhecido. Por exemplo, o povo alemão sempre foi visto como inteligente, mas, eu to pra ver sujeito mais tapado/inocente do que um turista alemão. São totalmente inadaptados fora de seu país, sempre tem que explicar como funciona tudo. Eu vivo contando casos engraçados que aconteceram com alemães e acabam virando piada depois. Acredito que aconteceu o mesmo com o português quando chegou ao Brasil nos séculos XIX e XX. Encontrou uma sociedade já formada e uma cultura muito diferente da sua e passou certas situações constrangedoras. No livro O Cortiço, escrito por Aluísio Azevedo no final do século XIX, já vemos um personagem português sendo retratado como um sujeito inadaptado aos costumes brasileiros.
2 – Sobre o porque da piada de gaúcho eu coloco a culpa inteiramente em vocês. Muito antes do Casseta e Planeta, os próprios sulistas contavam piadas retratando o pelotense como homossexual, quando tais piadas chegaram pros outros estados, não tinha graça dizer “pelotense” porque nem todo mundo sabia onde ficava Pelotas, então diziam “gaúcho”, e daí surgiu a generalização.
3 – Sobre o gaúcho comer geral, você só pode estar de sacanagem. Baseado em que vocè diz isso? Não conheço nenhuma mulher casada que tenha amante gaúcho. O interesse pela beleza do povo gaúcho vem dos homens de outros estados pelas mulheres gaúchas, mas, por outro lado, nenhuma mulher de outro estado sai por aí dizendo sentir tesão por gaúchos. Forçou a barra.
Ah, já ia esquecendo, os argentinos invadem o litoral gaúcho no verão e tu nunca vê um desses sem uma gaúcha do lado, daí você cansa de escutar meninas gaúchas dizerem que se identificam mais com a Argentina do que com o Brasil e se pergunta: será que são todas essas que estão aí fornincando com os hermanos são solteiras? Nehuma delas está metendo chifre em alguém?
Segue abaixo um texto um pouco comprometedor sobre gaúchos, postado numa comunidade do orkut pró-separatismo. O texto foi postado por uma gaúcha ufanista, a mesma que havia postado o texto acima do jabor.
SER GAUCHO É...
Sair do Rio Grande do Sul assim que puder.
Morar em Florianópolis e dizer que Porto Alegre é bem melhor.
Assinar Zero Hora em New York.
Estar no Maracanã escutando a Guaíba.
Bater no filho ao descobrir que ele é Flamengo.
Ir à Joaquina de garrafa térmica.
Não afundar ao entrar na água.
Descontrolar-se numa piscina.
Achar que a Free-way é a nona maravilha do mundo.
Ter confiança no Banrisul.
Comemorar uma revolução que não deu certo.
Dizer que é dificil fazer churrasco.
Comer a costela antes da picanha.
Dizer que vaso de banheiro é PATENTE.
Nascer em Pelotas e dizer que é de Rio Grande e MACHO.
Nascer no Alegrete e sentir-se frustrado por não se MAGRINHO DE PORTO.
Comer NEGRINHO em vez de brigadeiro.
Falar TCHÊ ao telefone só pra ver se descobre outro.
Indicar um gaúcho pra presidente.
Enviar uma cartão postal de TORRES.
Fazer compras no SUPER.
Dizer que tem um FRIZER em vez de geladeira.
Ter se identificado com Figueiredo mesmo sabendo que ele não era gaúcho.
Dizer que Kleiton e Kledir são mais machos que Gil e Caetano.
Ter horror de castelhanos.
Achar que o LAÇADOR é maior e mais bonito que o Cristo Redentor.
Achar que o GUAIBA é mar.
Dizer que tomar água a 100 graus com gosto de mato é coisa de macho.
Chamar geléia de CHIMIA e doce de leite de MU-MU.
To até agora tentando descobrir se o texto é pra falar bem, mal ou simplesmente falar de gaúchos. Mas, de qualquer forma grifei aquele texto suspeito “Ser gaúcho é não afundar ao entrar na água!” AHAHAHAHAHAHHAh Quem não afunda na água é merda, caralho! Que porra é essa? Parei de zoar! Vocês de detonam sozinhos.
Segue abaixo alguns posts retirados de comunidades separatistas riograndenses do orkut.
O menino que não serviu à pátria:
realmente, eu quando fui fazer meu exame militar perguntaram se eu queria ir, e eu falei que não!
mtos amigos meus perguntarm pq eu não ia ir, meus pais tb, e eu falei:
Não vou me arriscar à defender um país que vira as costas para nós, que fazem piadinhas com nossa cultura e tradição.
Se fosse pra defender somente o RS eu iria, com toda certeza, amo a nossa cultura e nosso povo, sempre batalhador, nunca foge do trabalho ou da briga.
”Não vou me arriscar à defender...” Antes de verbo não se usa crase. Isso é importante pra quem vive se gabando de morar num estado de grande nível educacional.
”Defender um país que vira as costas pra nós..” Como é que é? E eu sou lá homem de virar as costas? Ainda mais pra gaúcho? Tá me estranhando, mané? Se tem um gaúcho por perto eu não desencosto da parede.
Alexandre foge da escola e justifica o separatismo
Eu poderia esplanar largamente aqui sobre os motivos para a separação do RS. A cultura gaúcha se diferencia bastante da cultura do resto do país, a maioria dos gaúchos não se identifica com os costumes culturais que são intitulados como brasileiros. É público e notório, que quando se fala em Brasil, se pensa em samba, carnaval, forró...E certamente nós gaúchos nos sentimos perdidos em meio a isso tudo.
Sempre fomos vistos como um estado diferentes dos demais. Certa vez li, aqui mesmo no orkut, um post que alguém escreveu, só não me recordo quem, mas achei a comparação bastante válida, de que os estados brasileiros são como uma família, com 27 irmãos, o que saiu mais diferente, a ovelha negra da família, foi o RS.
Acho também que muitas vezes somos desprezados perante o governo federal. Muitos hão de dizer, desprezados são os nordestinos, ou a população da Amazônia, também acho que esses povos sofrem com isso, a diferença é que a dificuldade que eles sofrem é muito mais visível que a nossa.
Talvez um motivo de menos importância, mas ainda relevante, seria a intensa onda de piadinhas e chacotas promovidas em profusão por programas humorísticos de rede nacional(não é só o casseta e planeta), que tem por objetivo, ridicularizar a cultura gaúcha. Sem contar a nova tendência do momento, que pelo que vejo aqui no orkut, é não gostar de gaúchos.
Por todos esses motivos, acho que a separação seria bom para o RS. Eu sei que provavelmente isso nunca aconteça, mas só o fato de estarmos discutindo esse assunto já é algo válido.
Abraço.
”Eu poderia esplanar...” Não. Não poderia. Simplesmente porque não existe o verbo eSplanar.
”É público e notório ...” Tá falando muito bonito pra quem escreve “esplanar”
” quando se fala em Brasil, se pensa em samba, carnaval, forró...” Quem pensa? Você, né? Você e seu complexo de inferioridade. Como já disse, ainda bem que você não mora Em Rondônia ou no Amapá. Aí sim você se sentiria excluído.
” os estados brasileiros são como uma família, com 27 irmãos, o que saiu mais diferente, a ovelha negra da família, foi o RS...” Tipo, você nunca deu uma saidinha do seu estado né!? Você ia ver que os outros estados são bem menos parecidos entre si do que você pensa; e que o Rio Grande do Sul é bem menos diferente do que você pensa. Faça como eu: viaje! Conheça outros lugares, outras pessoas, daí você pode até escrever algo mais sensato da próxima vez.
Sobre o orgulho de ser gaúcho:
O orgulho de ser farroupilha.... de enfrentar o federalismo e a politica do café com leite...
Tenho minhas dúvidas que você saiba o que foi a política do café com leite. Se eu que leio, escrevo, estudo mais do que você nem me lembro que porra é essa, quem dirá você.
A melhor qualidade de vida do brasil.... a cidade com melhor qualidade de vida do brasil tb fica aqui....
Concordo, mas, Porto Alegre é um saco. Palavras de Humebrto Gessinger, gaúcho que canta nos engenheiros do Havaí: “Porto Alegre no inverno é um pouquinho pior que o inferno”
Nosso território é completo, tem praias, montanhas, e uma vegetação única....
Completo? Tem Savana, Caatinga, Floresta Tropical, vulcão, Gelo Polar...?
Nossa colonização.... Alemã... Italiana..... Nossos vinhos são os melhores do país....
Você notou que citou dois povos que efetuaram uma das maiores barbáries da história? Não digo recriminar a geração de hoje pelos erros do passado (nem tão distante, que fique claro), mas, se gabar de ser descendente deles? Você conhece algum italiano ou só os da novela Terra Nostra? Eu convivo com essas pessoas cada dia e te posso adiantar que não são lá grande coisa. Igual qualquer outro povo.
Ah, e vinho gaúcho você deve estar de sacanagem. Pra mim é difícil aceitar até que o Chile tem bom vinho, quem dirá Rio Grande do Sul.
Nosso estado é auto-suficiente, poderia muito bem ser um país....
Que parada é essa de auto-suficiência que vocês tanto falam? Não consigo deixar de associar essa palavra com masturbação.
Nem precisa ser auto-suficiente pra ser um país. Vide Eritréia, Etiópia, Haiti ...
O orgulho que temos de sermos gaucho... aqui não tem pixação em muros como em são paulo, aqui não tem tanta violencia, nosso ar não é tão poluido, somos o estado com a melhor qualidade de ensino.... e uma das melhores espectativas de vida...
To começando a duvidar disso. Você diz da qualidade de ensino e logo me escreve “espectativa de vida”? E digo mais: três pontinhos não substituem vírgula nem ponto. Sabe por que? É que...tipo...três pontinhos...deixa ...o texto...assim...meio...sonolento....
Resumindo... ser gaúcho é mostrar pro resto do Brasil que o nosso país tem solução.... é só o baiano para de coçar o saco o dia inteiro, o paulista deixar de ser tão metido, e etc...
é isso ae...
Isso mesmo. Falou a pobre vítima de estereótipos. Tanto reclamar do preconceito contra gaúcho e termina o texto julgando o baiano de preguiçoso e o paulista de metido. Preconceito é só quando é contra você, né!? Ô raça!
Segue abaixo alguns posts retirados de uma comunidade separatista do orkut. O tópico perguntava quem era a favor do Rio Grande do Sul ser um estado independente.
Capaz que não, a gente vai quebrar aquele povo do norte mto certo!
Abaixo a essa ditadura q só nos reprime ... VIVA A REPUBLICA INDEPENDENTE!!!
Ditadura? Não deixam vocês votarem aí não?
Sou totalmente a favor, vamos de uma vez por todas nos tornar um país!!!Nós temos capacidade e todo o resto...levamos o Brasil nas costas...
Todo o Brasil nas costas? Só vocês trabalham? Vai a São Paulo ou qualquer outra capital e pega o trem ou metrô de manhã bem cedinho pra ver os vagabundos que você tanto fala indo trabalhar por um salário mínimo.
oi, sou a favor com certeza, não sei se seria algo viável burocratica, politica e economicamente, afinal tem muita gente disposto à guerra, mas quem tá disposto a organizar o que sobrar dela?? Morando no exterior noto como somos muuuuuiiiito diferentes do resto, e por isso mesmo sou totalmente a favor, mas pra isso acho mais facil um plebicito ou outras formas democraticas (mesmo que sejam muito mais dificil de ser conquistado). Grande abraço gauchada
Morando no exterior? Desculpe, mas, nisso eu também sou autoridade. Quatro anos fora, dois continentes diferentes., vários empregros, vários lares, vários amigos de diversas nacionalidades. Em nenhum momento isso serviu pra me mostrar que os gaúchos são muito diferentes dos demais estados, não mete essa. Não sei de onde você tirou essa conclusão. O que sim aconteceu comigo quando vim morar na Espanha foi ver a briga dos catalães e dos bascos para se tornarem independentes de Espanha e dar graças aos céus por não passarmos por esse tipo de problema no Brasil, já que nossos únicos separatistas se limitam a ficar criando comunidades no orkut. Jamais pegarão em armas e correr o risco de arranhar o corpinho criado com muito danoninho e carinho da mamãe.
concordo com certeza. E apesar de eu ser paranaense, mudaria de estado, ou no caso seria país, na hora
Espero que meus leitores paranaenses me desculpem, mas, tava lá postado na comunidade e eu quis colocar aqui. Putz! Francamente, é vergonhoso. Aliás, o que uma paranaense quer metida em movimento separatista do Rio Grande do Sul? Os gaúchos não tão aí falando de cultura diferente dos outros estados? Paraná tá mais é pra sudeste. É uma baita filial de São Paulo, pô!
Com certeza!!!
Não ta morto quem peleia!!!
Pára! Pára tudo! Quero fazer uma observação importante. Leram bem a frase acima? Pois, então, vou explicar: Ela foi postada por um idiota. Como eu sei que é um idiota? Simples. Pelo manual prático cara de milho de reconhecer um idiota:
Uma característica comum a qualquer idiota é a repetição incessante de frases pré-fabricadas durante uma discussão. Frases essas geralmente causadoras de grande impacto ao princípio, mas, que observadas com frieza veremos que não fazem o menor sentido, e se fazem, fogem totalmente do contexto da conversa. No caso do colega acima, ele citou uma frase pré-fabricada típica dos gaúchos bairristas. Vejamos outros exemplos e idiotas que vivem repetindo frases feitas e incoerentes:
O evangélico : O sangue de Jesus tem poder.
O petista: A luta continua, companheiro.
A adolescente infeliz dos anos 80: Bobeou baubau.
A Regina Duarte: Eu tenho medo.
O rapper paulista: É nóis na fita, mano.
O homossexual assumido: Só o Framengo é penta.
Conserteza!
Onde ouver sede de peleia um Nunes estara no meio!
Vamos organizar um comite para tentar levar isto par frente?
Alguém que escreve “conserteza” sabe o que é um comitê?
Somos um povo diferenciado, nada a ve com o resto do Brasil
Que resto? Brasil é um país conhecido pela diversidade cultural. Até os nordestinos, que nós costumamos colocar tudo no mesmo saco, têm uma cultura que varia muito de um estado para outro.
Totalmente a favor. O Brasil é um bloco de concreto amarrado ao Rio Grande do Sul..
Que poético!
SOU A FAVOR É CLARO, NOS OUTROS ESTADOS SOMOS TRATADOS MEIO Q MAL
E tu acha que me convence que já saiu do seu estado alguma vez? E outra: Não tavam aí falando que a gaúchada come as mulheres do carioca e do paulista e do mineiro...e agora diz que tratamos mal?
(tem uma foto do shiriu no profile) Totalmente a favor. Vamos pelear, gauchada, pela nossa independência. Chega de sermos colônia. Independência ou morte.
Colônia? Você sabe o que é isso? E mais: Independência ou morte? Mas isso foi dito por certo imperador brasileiro, vai ficar copiando os que você chama de sub-raça?
Segue um abaixo assinado postado em outra comunidade separatista.
CONVOCAÇÃO A TODOS GAUCHOS DE CORPO E ALMA!
Olá a todos, venho aqui com uma idéia muito antiga e que gostaria de partilhar com vocês...
Quase todas as pessoas que conheço concordariam em o Rio Grande do Sul ser idependente, e por sabermos que não servimos ao governo, e sim o governo que deve nos servir, penso que um GRANDEOSO ABAIXO ASSINADO poderia mostra para todo o Brasil o que somos de verdade, e que estamos cansados de ser o "Brasil que neva" para eles, e cansados de sabermos que somos únicos.
”Quase todas as pessoas que conheço concordariam em o Rio Grande do Sul ser idependente...” Só três pessoas assinaram até agora.
Sobre a seleção:
Ronaldinho não se considera gaucho pq enquanto o Emersom tava com a Bandeira do Rio Grande o Ronaldinho tava la sambando, e fora o q ele e a família fizeram com o Grêmio.
Ronaldinho não se considera mais? Ué? E o texto lá de cima se vangloriando que o cara é gaúcho? Emerson com a bandeira do Rio Grande do Sul? Pode ficar pra vocês, faz falta não, digo, faz falta sim, muita falta! Geralmente entrando com a sola da chuteira na entrada da área.
sempre seco a seleção e ainda torço para a Argentina
Reclama que são ignorados pelo Brasil e torcem pra Argentina? E os argentinos reconhecem vocês pra alguma coisa? Só vão aí pra passar o verão em Capão da Canoa passar o rodo na mulherada e vocês babando ovo dos caras? Deixa de ser zé mané, caralho! E outra: Sabia que a população argentina se concentra quase toda em Buenos Aires, o que faz com que o resto do país também tenha uma cultura bem diferente e se sinta excluído? E agora? Vão se unir a que Argentina? Aos de Buenos Aires ou aos separatistas das aforas?
isto ai, Maradona é bem melhor que Pele!!
Viva a argentina... !
Nota: Próxima série do Cara de Milho Responde estarei debatendo sobre os brasileiros que torcem contra o Brasil na copa.
Mais que merecem merecem, esses argumentos já me cansaram também.
[]'s
Só p te informas esse movimento separatista não é só o Rio Grande do sul, mas sim engloba Paraná e Santa Catarina... Todo o SUL do Brasil...
Agora...só p vc entender...sem eu precisar desenhar... o que vc acharia de ter um patrão muito ocupado... q n tá nem ai p vc ... dai vc trabalhar feito um camelo de sol a sol 365 dias por ano, para depois vir alguem todo o final do dia e trocar toda a sua renda do dia por algumas migalhas e tomar o resto p enfiar o pagamento (que deveria ser seu) no rabo?????????
Entaum... complicado né...faça isso toda uma vida... e depois me diga se vc n iria preferir sumir desse pseudo-emprego... ou vai falar q iria preferir ficar por lá e até oferecer o seu rabo como pagamento de dívidas dele????????
Faça-me-o-favor!!!!!!
valeu, só não se esqueçam de não generalizar.
Anônimo:
Todavia penso no que faço contigo, mas, adianto que será algo engraçado.
Obrigado por colaborar.
O RS, no século XIX foi uma república que lutou contra o Império tendo UM PRESIDENTE MONARQUISTA, numa revolução de quase dez anos que matou grande parte da população (o povo e escravos, não so estancieiros que a iniciaram e se beneficiaram da mesma) e, finalmente (agora vou apanhar de meus conterrâneos idiotas que já ouviram isso de mim que terminou em empate!!!
Realmente os separatistas às vezes me fazem ter vergonha de ser gaúcho.
Ponto seguido de virgula?
Empregros?
So pra avisar que a falta de acentuacao e devida ao meu teclado.
Texto idiota, que voce destruiu com maestria. Mas voce bem sabe que os motivos do sentimento separatista passam pela afinidade cultural (talvez os sulinos nao festejem tanto o tao festejado Brasil multicultural, ja lhe passou pela cabeca?), muito peculiar, e ao sistema federativo, que nos onera.
Eta rancor.
Argentino, nunca.
Gaucho.
SOU GAÚCHO, NUNCA BRASILEIRO..sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra....
Cara de Milho seus comentários foram ridículos. não é questão do gaúcho ser melhor/pior, é questão cultural...... fiquei com pena de você ao ler seus comentários pífios
Viva o Separatismo
"a internet dá essa certa liberdade de que qualquer imbecil possa expressar sua opinião (vide esse blog)"
que otário..
" O maior centro de transplante do Brasil é no Rio Grande do Sul.
Tinha que ter um grande centro cirúrgico aí mesmo, é onde mais rolam operações de troca de sexo. (Desculpe me rebaixar ao humor casseta e planeta, mas, vocês tavam pedindo, pô!)"
... me ficou claro que seu texto não é nada sério.... logo não merece a atenção de ninguém
quem não leu, nem perca o tempo
ou melhor, leia sim, e aprendam a evitar a postagem de lixos na internet como esse
Sou nordestino, moro no Nordeste e acordo todos os dias as 6:00 h da manhã para trabalhar. Não gosto disso de dizer que outras regiões as pessoas não trabalham pois isso é mentira, e não pode ser usado como desculpa para justificar esse movimento separatista, aqui tem pessoas preguiçosas como em qualquer outro lugar, mas a maioria são pessoas trabalhadoras.
Aproveita teu espaço e abre uma discução séria sobre o assunto. Não esta discução de colégio primário pra ver quem é melhor.
Quem dera se todo o povo brasileiro fosse como eles. Admiro muito os gaúchos justamente por essa forma de não aceitarem as coisas como a maioria dos brasileiros.
esse cara é um baita retardado que nem deve conhecer o Rio Grande do Sul!não tem o que argumentar e fica fazendo piadinhas!se acham que o povo gaucho é arrogante e pararas aceitem a separação!
nós somos diferentes de vcs aí de cima em tudo!temos IDH diferenciado, cultura, colonização, costumes, TUDO!
aceitem a superioridade gaucha!assumam que prejudicam nosso estado e atrasam nossa evolução.
e deu, nao vou ficar dando bola pra um recalcado brabo!
Bem, como nos brasileiros não somos etnocentricos, nos deixamos esses europeus viverem a vida deles como bem entendessem (como na filosofia americana, "viva a vida a sua maneira"), deixando que eles construam cidades, tenha fazendas e algusn ate conseguiram enriquecer.
O tempo passou, o mundo se modernizou, as pessoas passaram ter uma outra mentalidade, hj temos uma Europa um pouco mais tolerante e um pouco menos racista, mas o povo do sul, que tem origem europeia, continuou (a ainda continua) mantendo a mesma mentalidade de europeu de 100 anos tras
Eu sou do Rio de Janeiro, sou neto de portugueses, e ja morei 1 ano em Portugal, la em PT, eu trabalhava para uma empresa alemã e fui para a Alemanha fazer 1 treinamento de 2 semanas, ao chegar la, vi que é o povo que mais trata bem os sulamericanos, gostam de trocar ideias, são simpaticos e respeitosos , isso ocorre la, devido a barbaridades que eles cometeram na epoca da segunda guerra.
Vi muita gente do sul do Brasil por la, a maioria e pobre, são esculachados pelos teutões quando dizem que tem "sangue alemão" ou que tem "sangue europeu", acabam escutando dos gringos "fala serio, ate um cachorro vira-lata de Berlim tem sangue alemão" e ainda ficam mais frustrados quando um europeu prefere uma mulata boazuda de escola de samba a uma loira enferrujada la do sul do Brasil (vão na comu "brasileiros na alemanha", que a maioria das brasileiras casadas com alemães. são morenas, mulatas ou negras)
Lembrando: que os descendentes de portugueses e de italianos tambem levam umas esculachadas em Portugal e na Italia, quando querem dizer que são "europeus"
Os "motivos" postados pelo dono desse blog foram de fato os mais idiotas possíveis. Por que não mencionar, por exemplo, a quantidade animalesca de dinheiro que Brasília tira do RS (cerca de R$ 1.000.000.000,00 por mês)? A verdade, pura e simples, é que o RS tem sim razões totalmente justas e corretas para querer independência política e econômica.
Bom, se os brazileiros acham o RS uma merda... isso é ótimo. Cada macaco no seu galho. Fiquem aí no país de vocês.
até mais...
tb achei desnecessario seu comentario sobre a forma errada q um suposto gaucho escreveu. Por ele, entao esta provado q todos os gauchos nao sabem escrever???
conheca melhor o povo gaucho, antes de fazer comentarios maldosos, baseados em textos do "iorgute". de repente, vc se prestou a um debate com uma criança ou adolescente e achou q estava falando com algum adulto. Alias pelo debate q vcs travaram, parecia discussao de dois alunos de jardim de infancia.
pra quem e dono de um blog, ficou feio.....
tb achei desnecessario seu comentario sobre a forma errada q um suposto gaucho escreveu. Por ele, entao esta provado q todos os gauchos nao sabem escrever???
conheca melhor o povo gaucho, antes de fazer comentarios maldosos, baseados em textos do "iorgute". de repente, vc se prestou a um debate com uma criança ou adolescente e achou q estava falando com algum adulto. Alias pelo debate q vcs travaram, parecia discussao de dois alunos de jardim de infancia.
pra quem e dono de um blog, ficou feio.....
Desculpa pelo palavrão,mas eu precisava falar.ótimo Blog ;)
Beijoo
mas de todo modo ainda bem que existe a internet p/ gauchos estravasarem sua ideias separatistas e p/ ti postar tuas indignações, pena q isso aqui não mudará nenhuma das partes.
a propósito, apesar de se gabar pelo bom conhecimento do vernáculo, não podemos esquecer que o carioca, diga-se aquele que sonha em ser aviaozinho de traficante, não o carioca da gema, que sobe o morro em busca do pó, também não costuma comunicar-se com clareza, com aquele chiado estúpido, "exsscola", "muitusxxss", etc..., ora, o RS deve se separar mesmo, claro, respeitando a lei natural, ficando com o segundo melhor estado do Brasil, que é SC, afinal é quem nos separa do resto..., e tbm porque tem umas praias bem legais...
então, pormenores a parte, pensem bem... se os gaúchos encomodam, deixem que se separem..., se somos chatos... mandem embora... e ficaremos muito felizes..
só pra constar, bairrismo gaúcho defende o respeito ao povo, e não como os paulistas que roubam o resto do brasil e ninguém fala nada..., e olha que sou gremista, mas o que fizeram com o colorado em 2005 foi uma sacanagem...
o Rio Grande, ira voltar a ser o que ja foi, e o que deveria ser desde sempre, não precisamos do brasil nem de seu povo preconceituoso e que tanto implica com os gaúchos por inveja!
VIVA A RAPÚBLICA RIO-GRANDENSE!
Tu zomba de nossa cultura e avacalha nossos motivos, sequer conhece um gaucho "realmente" separatista...
Postas algo em um blog, algo, que será lido... Por acaso você conhece os dois lados da história ?
Ou por vc "achar" qe o separatismo é uma bobagem vc tem toda a razao ?
Temos hitória, temos tradição. Me diz ai... No RJ, SP e outros, existe alguma "tradição" além de dança créu e e invadi os morro e as qebrada ?
Procurem saber o qe foi o 20 de Setembro, O Precursor da Liberdade.
Saia da região Sul e veja se existem "familias" ai na sua regiao, Se vc junta toda sua familia, tio, tia, sobrinho(a), primo(a), avô(ó) existe isso ???
Algem ja ouviu falar qe a melhor mao de obra esta na regiao sul ??
Temos um modo de vida diferenciado do resto do pais e "qeremos" nos separar e esse eh o maior argumento...
Vamos supor qe a regiao Sul entrasse em greve... De onde viriam os bens agropecuarios necessarios para o mercado interno e tbm externo brasileiro ??
Bom, Sem mais...
E só pra lembrar:
"Sirvam nossas façanhas de modelo" Tchê!
Não sei o porquê, mas Dom Pedro II deveria ter liberado os gaúchos a fazerem o paisinho deles, que nem liberaram a Cisplatina. Tá certo que não teríamos nem Gisele, nem piada de gaúcho, mas a gente conseguiria viver sem isso.
3:42 PM
NÃO CONSIGO REALMENTE COMPREENDER TAIS ARGUMENTOS. OS SULISTAS SEPARATISTAS SÃO COVARDES. DIGO ISSO PORQUE QUANDO NO BRASIL CHEGARAM, ERAM MISERÁVEIS.NO INÍCIO VIVIAM HUMILDES. RECEERAM DINHEIRO E TERRA DO POVO BRASILEIRO. DOS IMPOSTOS PAGOS PELOS NEGROS,LUSO-BRASILEIROS, NORDESTINOS E SULISTAS QUE AQUI VIVIAM HÁ SÉCULOS. ELES NÃO TINHAM NADA. AGORA MAIS RICOS, TUDO GRAÇAS AJUDA DO BRASIL, QUEREM A SEPARAÇÃO. QUEREM ABANDONAR O BARCO,QUANDO PAÍS MAIS PRECISA DE TODOS. O BRASIL TEM REGIÃO QUE TEM SEU PONTO FRACO E SEU PONTO FORTE
O RIO, ESPÍRITO SANTO SÃO ESTADOS Q MAIS PRODUZ PETRÓLEO. É NO NORTE Q ESTÁ A MAIOR RESERVA DE ÁGUA DO PAÍS E FERRO. VALE FATUROU 30 BILHÕES DE LÁ. NADA INVESTE NO PARÁ. NINGUÉM FALA EM SEPARAÇÃO, JÁ OS SULISTAS,DE ORIGEM ALEMÃ, VIVEM SÓ FALANDO NESSA "SEPARAÇÃO"
LEMBREM-SE:"OS RATOS SÃO OS PRIMEIROS A ABANDONAR O NAVIO". SÃO INGRATOS E EGOÍSTAS. NÃO QUEREM OS NORDESTINOS, MAS VIVEM BAJULANDO OS ALEMÃES PARA QUE IMIGREM PARA O RIO GRANDE. E DIZEM QUE NÃO RACISTAS.
Qualquer pesquisa do IBGE aponta o distrito Federal como o estado com maior IDH,em segundo lugar vem Santa Catarina e,em terceiro,vem São Paulo.
Os municípios com a melhor qualidade de vida ficam em São Paulo,são eles:"são Caetano" e "Águas de São Pedro".Em terceiro lugar,está o município de Niterói,no estado do Rio de Janeiro.
Os municípios gaúchos não estão mal na fita,mas estão longe de ser os "melhores".
Os gaúchos tem uma bandeira um dia olhe o nome de quem ela representa, eles não precisam se separar eles já se sentem Republica.
Tu só pegou os piores argumentos separatistas, A muitos melhores, por exemplo, a falta de investimentos no RS por parte da União, hoje por exemplo o RS paga 21 bilhões de Reais de imposto sendo que os investimentos federais, repasses a prefeituras e ao estado totalizam 8 bilhões, com 13 bilhões de reais por mês que o governou tira do RS daria para resolver muitos problemas no RS.
A falta de educação dos outros brasileiros que vivem fazendo piadinhas sobre o RS, isso incomoda e muito os Gaúchos e junto com outros fatores ajuda ao Gaúcho achar que o Separatismo é o melhor caminho. O RS é um lugar que produz tudo o que consume isso quer dizer que o RS é um povo Auto-suficiente isso que dizer que nós não dependemos do Brasil para nada.
Ha tu falo que a constituição Brasileira não permite a separação de uma unidade federativa, isso é até que é verdade mas não é porque o Brasil é uma federação e sim porque existe esses dizeres:
"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito."
Então essa frase tem 3 erros, ali diz a palavra Republica Federativa. Uma republica federativa da total autonomia para suas unidades federativas "estados", então o Brasil teria que dar total autonomia para o RS, assim o RS deveria ter uma constituição própria, uma moeda própria, e varias outras coisa, mais como isso não existe, o Brasil na pratica não é uma republica Federativa, então toda essa baboseira ai não vale.
Segundo, essa mesma frase não diz aonde começa e aonde termina o Brasil.
Terceiro: A ONU diz que todo o povo ou area de terra que deseja se separar do seu pais tem este direito e que o pais que não deixar isto ocorrer vai perder vários direitos na ONU.
Tenta responder isto agora.
VOCÊ REALMENTE "ACHA" QUE É APENAS UMA PARCELA DO SUL, MAIS ESPECIFICAMENTE RS, QUE QUER SE SEPARAR. VEJA AS PESQUISAS DE GRANDE PORTE E VERÁS O QUANTO SEU PENSAMENTO É INFLUENCIADO PELA MÍDIA E NÃO PELOS FATOS.
<< Página inicial